O sistema está sendo operado nos municípios de Feira de Santana, Santo Estevão, Santo Amaro e Saubara.
A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) registrou entre os dias 13 e 23 de fevereiro de 2023, três prisões utilizando tecnologia avançada de reconhecimento facial. O sistema está sendo operado nos municípios de Feira de Santana, Santo Estêvao, Santo Amaro e Saubara.
De acordo com o capitão PM Rosuilson Cardoso, coordenador do CICOM, este recurso faz parte do “Projeto Vídeo Polícia Expansão”, do Governo do Estado, que utiliza câmeras fotográficas e de filmagens para identificar pessoas e veículos.
Esta tecnologia dispõe de algorítimos que detectam por inteligência artificial o reconhecimento facial de pessoas que, de acordo com o banco de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), possuem mandados de prisão em desfavor emitidos pelo Poder Judiciário, por diversos crimes.
Após a identificação da pessoa ou veículo em questão, o CICOM aciona em tempo real a Unidade Operacional da área onde o fato ocorreu, para que seja efetuada a condução do identificado(a) à delegacia responsável.
Vale destacar que este sistema foi responsável por 79 prisões durante a Operação Carnaval 2023, e será utilizado na Micareta de Feira de Santana, que acontecerá em abril.
Assessoria de Comunicação do CPRL