A aplicação da vacina bivalente contra a Covid em idosos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPI) iniciou nesta terça-feira (28), em Feira de Santana. A Associação Feirense de Assistência Social (Afas), Dispensário Santana, Lar do Irmão Velho e Nosso Lar foram as instituições contempladas.
Neste primeiro momento, podem ser imunizados os idosos de 70 anos ou mais e pessoas a partir dos 12 anos inseridas em instituições de longa permanência, residência inclusiva e seus trabalhadores, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
É exigida a declaração de pertencimento étnico para moradores de comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. Além disso, pacientes imunossuprimidos precisam apresentar relatório médico para serem vacinados.
Para os profissionais que atuam em instituições de longa permanência e residência inclusiva, que fazem parte do grupo prioritário, é necessário o comprovante de vínculo trabalhista.
A vacina será aplicada em todas as 104 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). Para ser imunizado, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação, além de ter recebido ao menos duas doses com intervalo de quatro meses após a última aplicação.