Lançamento acontecerá no CMPC
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana lançará a campanha Março Lilás no Centro Municipal de Prevenção do Câncer (CMPC) no dia 8 de março, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de colo do útero, que é o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil e a quarta causa de morte feminina. A iniciativa também tem como meta reduzir o número de casos da doença no município.
Segundo Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, o Município disponibiliza equipamentos modernos para minimizar o tempo de espera pelo resultado dos exames e maximizar a qualidade do diagnóstico. Em 2022, o Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) realizou cerca de 60 mil atendimentos, incluindo ultrassonografia e mamografia, e diagnosticou 54 casos da doença.
A partir do lançamento da campanha, serão disponibilizadas orientações de prevenção, palestras, distribuição de preservativos, acompanhamento ambulatorial, exames preventivos e diagnósticos, além de consultas ginecológicas com ultrassonografia transvaginal, mama e abdômen total, pelo SUS, de forma gratuita.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 16.710 novos casos de câncer de colo do útero no triênio 2020-2022 e, para 2023, a previsão é de 17.010 novos casos, o que representa um risco de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres no país. A campanha Março Lilás busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde da mulher.
Fonte: Secom Feira de Santana