O empresário Modezil Cerqueira, de 76 anos, fundador da TV Subaé, afiliada da TV Bahia na cidade de Feira de Santana, morreu nesta quinta-feira (9) em um hospital de Salvador, onde estava internado há cerca de 20 dias. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, decretou luto oficial de três dias no município.
Modezil Cerqueira comandou o grupo Modesto Cerqueira, que englobava diversas concessionárias de veículos, incluindo Ford e Fiat, além de outras empresas. O empresário também ocupou cargos como presidente da Associação Comercial e secretário municipal.
O empresário deixa esposa e cinco filhos. O corpo dele será velado na tarde desta quinta, no prédio da Prefeitura de Feira de Santana e depois retorna para Salvador, onde será cremado.
Relação com Feira
Economista e administrador de empresas, Modezil Cerqueira teve em Feira de Santana toda a sua referência pessoal e empresarial, terra onde exerceu diversos cargos e atividades tanto na iniciativa privada como no serviço público, sempre com atuação destacada.
Líder do segmento empresarial de automóveis, ele também se distinguiu em outras áreas de negócios, especialmente no setor de comunicação.
Ao lado do pai Modesto Cerqueira, empresário tradicional de Feira de Santana e região, Modezil deu os primeiros passos na revenda de carros da marca Ford quando ajudou a fundar a Norauto Veículos, concessionária que, sob o seu comando, conquistou o mercado de automóveis e originou a criação das demais empresas do grupo.
Ainda na área automotiva, criou a Jacuípe Veículos, revenda da linha Fiat, e a Norauto Caminhões, todas em Feira de Santana.
Na década de 90, ampliou seus negócios para o mercado de Salvador e na capital repetiu o sucesso que já experimentava em Feira de Santana. Depois de criar a Salvador Car, revenda de carros da marca Mitsubishi, montou uma nova revenda da linha Ford, a Morena Veículos, a Anira Caminhões e por último a Jubiabá, também concessionária Ford.
Em Feira de Santana, a visão empreendedora e social de Modezil Cerqueira ganhou ainda mais destaque quando entrou na área de comunicações ao adquirir as rádios Subaé AM e Nordeste FM, ambas líderes de audiência sob o seu comando, além do Jornal Feira Hoje, o primeiro diário do interior da Bahia, e por último a criação da TV Subaé, empresa que presidia e se constituiu na primeira afiliada da Rede Globo no interior do estado.
Participou ainda, de forma direta, de outras iniciativas, a exemplo da criação do Ceparh – Centro Médico Elsimar Coutinho, em Feira de Santana, instituição responsável pelo planejamento familiar.
Além de ter sido secretário de Finanças da Prefeitura de Feira de Santana, no primeiro governo do prefeito José Falcão, ele teve forte participação na representação da classe empresarial local ao presidir a Associação Comercial e ser diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Também foi delegado para a região Nordeste da Associação Brasileira de Distribuidores Ford (ABRADIF).
Por sua atuação destacada nos vários setores, o empresário recebeu diversas láureas, com destaque para as quatros comendas que lhe foram outorgadas: Comenda Carlos Gomes, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, em Campinas (SP); a Comenda Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Feira de Santana; a Comenda Mercúrio, da Associação Comercial; e recentemente a Comenda da Ordem Municipal do Mérito da Prefeitura de Feira de Santana.
Fonte g1/Bahia