A partir desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Feira irá realizar um Mutirão de Negociação de Dívidas que se estenderá até o dia 31. Durante este período, os consumidores terão a oportunidade de negociar dívidas com a Coelba, Embasa e outras empresas associadas à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Os consumidores que desejarem negociar dívidas com a Coelba e Embasa podem comparecer à sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) na rua Castro Alves, 635, Centro. O atendimento será das 8h às 17h, por ordem de chegada e limitado a 80 fichas, que serão entregues a partir das 7h30.
Para realizar a negociação, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além das três últimas contas. No caso de clientes da Embasa, é necessário informar o número do hidrômetro.
Em situações em que o negociador não for o titular, será necessário preencher uma procuração que deve ser assinada pelo proprietário. Em caso de falecimento do titular, é preciso apresentar a declaração de óbito ou documento com autorização dos herdeiros, e posteriormente será feita a troca de titularidade.
O objetivo do mutirão é oferecer um atendimento mais rápido e eficiente aos consumidores. Por isso, representantes das empresas de água e energia estarão presentes para oferecer as melhores propostas, como parcelamentos e descontos, com o objetivo de fechar acordos. Além disso, audiências de conciliação serão antecipadas para este fim.
Já para negociações com outros segmentos do comércio, o atendimento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na praça Monsenhor Renato Galvão, 173, Centro. A negociação atende todas as empresas associadas à entidade com cadastro de negativação no SPC, como a Lupalina e a Mersan, por exemplo.
Para realizar a negociação, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de Pessoa Jurídica (PJ), também é necessário apresentar o contrato social e o número do CNPJ. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, por ordem de chegada e sem limite estipulado.
Para dar início à negociação, é necessário adquirir a certidão negativa, que comprova os débitos inscritos no SPC. O serviço será realizado pela entidade e terá desconto de 50%, custando R$ 5 para pessoa física e R$ 7,50 para pessoa jurídica.
Representantes do Procon e da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) também estarão presentes para orientar os consumidores durante a negociação.
Portal Rádio Repórter