Mobilização aconteceu na rua Visconde do Rio Branco
Motoristas, pedestres e ciclistas que trafegavam pela rua Visconde do Rio Branco receberam mensagens de conscientização e prevenção à Tuberculose na manhã desta sexta-feira (24), que também marca a celebração do Dia Mundial de Combate à doença.
O mototaxista Jorge Freitas aprovou a ação. “Foi um momento de aprendizado. Eu não conhecia alguns dos sintomas da tuberculose, que às vezes passam despercebidos pelas pessoas. Agora vou ficar mais atento e manter o cuidado para não ter risco de contrair a doença”.
De acordo com Gilca Lessa, enfermeira referência técnica, pessoas com tuberculose podem apresentar tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite, perda de peso, suor noturno, cansaço e dor no peito.
“As pessoas devem ficar atentas aos sintomas e procurar o quanto antes a unidade de saúde mais próxima de casa. Com o diagnóstico precoce, a tuberculose é tratada e curada”, salientou.
Vale destacar que a vacina BCG, indicada para todas as crianças no primeiro mês de vida, também é uma maneira de prevenção contra as formas graves da doença.
A notificação dos casos suspeitos de tuberculose pode ser feita em todas as unidades da rede municipal de saúde. O teste rápido molecular e a baciloscopia de escarro são os métodos principais para o diagnóstico e controle do tratamento da doença pulmonar.
O diagnóstico também é feito através de exame radiológico, histopatológico, prova tuberculínica e avaliação clínica. Os casos confirmados são tratados gratuitamente no Centro Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
Fonte: Secom Feira de Santana