Na manhã deste sábado (18), por volta das 09 horas, realizou-se, no Ginásio de Esportes Oyama Pinto, a conclusão das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do 1° semestre no CPM. O evento contou com a presença honrosa do Tenente Coronel PM Jailton Souza, Diretor Militar do CPM; Major PM Silva Neto, vice-Diretor Militar; representantes de diversas companhias independentes da Polícia Militar; além de outras autoridades civis e militares, e familiares dos formandos.
Sob a coordenação da Capitã PM Adriana, tendo como instrutores o Sub Tenente PM Antônio Jorge e a Cabo PM Laranjeira, o CPM concluiu mais uma turma do PROERD, com entregas de certificados e homenagens aos alunos que se destacaram na produção de uma redação sobre os conhecimentos adquiridos no programa.
O Tenente Coronel PM Jailton Souza iniciou a cerimônia, desejando boas vindas a todos e expressando a felicidade do momento. Em seguida, a senhora Eliane Kátia, diretora pedagógica, declarou a importância do projeto, destacando que “o programa não substituiu o trabalho da família”.
Os alunos participaram com poemas, prosas, recitais e o cântico de um rap, que alertava sobre o perigo das drogas. O rap cantado por Marcos Levi, de 14 anos, aluno do 9º ano do CPM e de uma das primeiras turmas do PROERD. Ao ser indagado sobre sua experiência no programa, o estudante expressou que foi muito gratificante ter recebido orientações do PROERD e repassá-las a amigos e familiares.
Desde o ano de 2014, o CPM já formou quatro turmas, alcançando mais de mil alunos. Dentre os temas abordados no programa, destacam-se os efeitos maléficos das drogas lícitas e ilícitas, e os perigos e as influências sociais em torno do tema.
A cabo PM Laranjeira contou sobre os testemunhos de crianças que, devido às instruções do PROERD, tiveram argumentos para negar a bebida alcoólica oferecida por amigos e até transmitir para seus familiares o conhecimento adquirido.
A aluna Viviane, do 7º ano do CPM, agradeceu à cabo PM Laranjeira pelo ensinamento e declarou que jamais tocará em nenhum tipo de droga e que aprendeu muito com o programa e seus instrutores. A cabo PM se emocionou ao ouvir a declaração.
O sub Antônio Jorge, instrutor do PROERD desde 2014, explanou sobre o desenvolvimento dos alunos que ingressaram no programa, declarando que “É uma experiência ímpar! São sementes plantadas e têm nascido bons frutos. Sei que não colheremos 100%, mas uma semente que germine já nos faz feliz.”
O Tenente Coronel Jailton Souza destacou a importância da parceria entre a família, a Polícia Militar e a escola contra as drogas; e que o PROERD é mais uma forma de unir forças para salvaguardar a vida das crianças. Pontuou que se sente honrado em contribuir nessa luta contra o mal que tem assolado tantos jovens.
A solenidade foi encerrada com a entrega dos certificados para as crianças, ato realizado com amor e carinho pelos familiares presentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Comando Regional Leste