A campanha teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade de adotar a higiene das mãos como um hábito diário e rotineiro
Todos os anos, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) SALVE VIDAS: Higienize suas mãos, celebrado em 5 de maio, tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. A infectologista Karine Grilo, do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), destaca a importância da higienização das mãos como uma das principais medidas para prevenção de doenças e hospitalizações. Segundo a médica, as mãos são transmissoras de doenças, bactérias e vírus, que podem ser facilmente disseminadas quando não há higiene adequada.
“É fundamental que as pessoas adotem o hábito de higienizar as mãos com frequência, especialmente em locais públicos e em ambientes hospitalares. A higiene das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir a sobrevivência, principalmente em pacientes com sistema imunológico comprometido”, ressalta Karine.
Durante a pandemia de Covid-19, a higiene das mãos ganhou ainda mais destaque, já que o vírus é facilmente transmitido por meio de superfícies contaminadas. Além disso, a doença agravou a importância da prevenção de infecções hospitalares, já que pacientes infectados pelo coronavírus podem desenvolver outras infecções.
A Semana de Higienização das Mãos do HGCA reforça a importância dessa prática não só para pacientes, mas também para profissionais de saúde e visitantes. A campanha teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade de adotar a higiene das mãos como um hábito diário e rotineiro, confiante para a prevenção de internação e promoção da saúde.
“O ato de lavar as mãos é simples, mas extremamente importante. É um gesto de cuidado consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. A pandemia trouxe à tona a importância de adotar essa prática como uma rotina, mas é importante que ela se mantenha mesmo após a pandemia”, finaliza Karine.
Durante toda a semana foram realizadas atividades como: Treinamento de higiene das mãos, desafio da caixa preta, distribuição de brindes e palestra com o tema ‘Estratégia Multimodal do programa de Higienização das Mãos’ com a palestrante Aline Araújo – Especialista em Higiene das Mãos.
Fonte: ASCOM | HGCA