231 litros de leite coletados em quatro meses
Nesta sexta-feira, 19 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, uma referência em cuidados com recém-nascidos prematuros e prematuros extremos, mães voluntárias se unem para doar leite, contribuindo para salvar vidas e fortalecer os laços de solidariedade entre as mulheres.
Para celebrar a data, o Hospital da Mulher promoveu uma roda de conversa com mães doadoras e mães acolhidas pelo Método Cangurú e Casa da Puérpera. A iniciativa proporcionou uma oportunidade para compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer ainda mais essa rede de apoio e solidariedade entre as mulheres.
Maynara Silva, mãe da pequena Maitê, que está internada no Hospital da Mulher há 19 dias, destaca a importância da doação de leite humano em sua jornada materna.
“É muito importante. No começo eu tinha leite, mas depois parei de produzir. Quando descobri que aqui minha filha poderia receber o leite humano, das mães doadoras, fiquei bem mais tranquila”, ressalta.
A mãe de primeira viagem destaca também o impacto positivo do apoio recebido das profissionais do Banco de Leite. “Eu cheguei aqui desesperada, chorava muito, e as técnicas do banco de leite me acalmaram e me deixaram tranquila. Sou mãe de um bebê prematuro e aqui encontro todo o apoio necessário”, diz emocionada.
A coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, Nadja Vieira, enfatiza a importância da conscientização sobre a doação.
“É um gesto de amor que pode salvar vidas. O leite doado é devidamente processado e distribuído para os bebês que mais necessitam, como os prematuros e aqueles que estão internados em UTIs Neonatais”, destaca.
Nadja Vieira faz um apelo às mulheres que possuem leite excedente. “Quem puder doar, venha, porque ajuda muito a gente a alimentar a vida desses bebês internados”, reforça.
O Banco de Leite Humano já coletou, em apenas quatro meses (de janeiro a abril), 231 litros de leite humano, distribuídos para 651 crianças internadas no hospital. Para entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, basta ligar para o número 75-3603-7156.
Fonte: Secom Feira de Santana