Cerca de 20 a 30 pessoas são atendidas por dia no Hemoba
Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A atitude solidária pode salvar até quatro vidas e traz esperança não só aos pacientes, mas para todos os familiares e amigos que convivem ao redor.
Em Feira de Santana, a doação pode ser feita na unidade da Fundação Hemoba com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Porém devido a campanha Junho Vermelho, que incentiva o gesto voluntário, a unidade estará aberta neste sábado (17), em horário normal.
Mais 60 mil doadores compareceram à sede da Hemoba desde a inauguração da unidade até essa terça-feira (13). Cerca de 20 a 30 pessoas são atendidas por dia. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e não estar em jejum. Os menores devem estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal.
Além disso, é necessário estar descansado, evitar alimentação gordurosa quatro horas antes, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não fumar por pelo menos duas horas. Pessoas que fizeram tatuagem de forma recente devem aguardar um ano após o procedimento.
Desde 2017, a campanha Junho Vermelho passou a integrar o Calendário Oficial da cidade por meio da Lei nº 3.715. A biomédica da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Costa, orienta as pessoas que irão curtir as festas de São João a procurarem a unidade antes de viajar.
“Neste período, é comum termos muitos acidentes e as equipes dos hospitais sofrem com o estoque baixo. No momento, a Hemoba está com estoque de sangue negativo baixo e do positivo razoável. Não devemos tomar a iniciativa apenas quando um familiar precisa, porque se todos doarem de forma constante, não vai faltar pra ninguém”, ressalta.
Quem tomou a vacina contra covid deve respeitar o prazo de cada imunizante para realizar a doação. Após receber a Coronavac, o indivíduo deve aguardar 48h, para a vacina Pfizer o intervalo é de sete dias.
Fonte: Secom Feira de Santana