No ano de 2022, foram realizados 573 exames
O laboratório de análises clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, desempenha um papel fundamental no diagnóstico da anemia falciforme. Essa doença genética e hereditária afeta cerca de um em cada 1200 recém-nascidos no Brasil.
No laboratório, é realizado o exame da eletroforese de hemoglobina, uma análise específica que identifica a presença da hemoglobina S no paciente. Esse serviço é disponibilizado na rede municipal de saúde, conforme destaca Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
O agendamento do exame é feito após o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde onde o paciente foi atendido. Já os recém-nascidos saem da unidade hospitalar com o agendamento do “Teste do Pezinho”, que também detecta a anemia falciforme. No ano de 2022, foram realizados 573 exames para identificação dessa doença.
Caso haja alguma alteração nas hemoglobinas após o teste do pezinho, o laboratório convoca os pais para fornecer informações adicionais e verificar se há histórico familiar da doença falciforme. Tatiane Rodrigues, coordenadora do laboratório, explica que, nesses casos, é oferecido um exame específico para o diagnóstico dos pais.
Além da eletroforese de hemoglobina, o laboratório também realiza o teste rápido de falcemia, conhecido como lâmina de falcemia. Esse teste é realizado durante a coleta de sangue e posteriormente analisado no laboratório. Segundo Ivonice de Lima Maia, bioquímica plantonista, quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de tratamento e, em alguns casos, até mesmo de cura.
Fonte: Secom Feira de Santana