Evento no Estado contou com uma receita de quase R$ 1,6 bilhão.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) comemora o movimento econômico no São João da Bahia 2023. Neste ano, a festa registrou mais de 1,5 milhão de visitantes, com uma receita de quase R$ 1,6 bilhão. No ano passado, a receita foi de R$ 1,3 bilhão, com a participação de 1,4 milhão de turistas. Em destinos mais procurados, como Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Ibicuí, Senhor do Bonfim e Irecê, a ocupação hoteleira foi de 100%, sem contar dezenas de casas e fazendas que serviram de hospedagem.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que circulou pelo São João do Centro Histórico de Salvador e de Cachoeira, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, os números dos festejos juninos são resultado de um conjunto de fatores. “Fizemos um forte trabalho de divulgação da festa nos principais polos emissores de turistas nacionais. O Governo do Estado se preparou para receber os visitantes, investindo mais de R$ 100 milhões, na capital e em quase 300 municípios do interior, que garantiram receptivo especial, infraestrutura, segurança, saúde e contratação de atrações. Além disso, tivemos a parceria com prefeituras e o trade turístico. O resultado foi o sucesso do São João, que ganhou mais força como produto turístico, no ano do bicentenário da Independência da Bahia”, explicou.
Bacelar ainda ressaltou a pesquisa feita pela Setur-BA sobre o perfil do turista que veio passar o São João na Bahia. “Durante uma semana, nossos pesquisadores estiveram nas zonas turísticas Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Baía de Todos-os-Santos e Caminhos do Jiquiriçá, coletando dados pessoais dos visitantes e a avaliação deles sobre os serviços que usaram no período junino. O levantamento vai auxiliar o trabalho do governo na atração de um número ainda maior de turistas, visando o São João 2024”.
Fonte: Ascom/Setur