Os postos foram montados em Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Os postos de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) montados pela Secretaria da Saúde (Sesab) do Estado durante o período de São João realizaram 11.720 testes. Do total, 20 foram positivos para HIV, 146 para sífilis, um reagente para Hepatite B e cinco para Hepatite C. Os postos foram montados em Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
O posto de testagem montado em Salvador, que está montado no Parque de Exposições, ainda funcionará nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, nos horários dos shows.
Além da testagem, os profissionais, distribuíram preservativos e gel lubrificante, abordaram sobre a prevenção, a importância do uso do preservativo, das vacinas contra hepatite e HPV, além de disseminar informações sobre a Profilaxia Pré Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP). Nos dias de funcionamento dos postos foram distribuídos 2 milhões de preservativos masculinos e femininos. A distribuição foi feita por equipes da Sesab e de parceiros
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, explica que todas as pessoas que tiveram testes positivos foram orientadas e já saíram com encaminhamento para início do tratamento. “Precisamos assegurar para as pessoas que tiveram resultado positivo que elas terão essa assistência. Então, os positivados já saíram dos postos com o encaminhamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e com todo o direcionamento necessário”, afirma.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a ação pretende alertar baianos e turistas sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e a prática do sexo. “Trouxemos o sucesso da ação já realizada no carnaval e este ano também na Micareta de Feira de Santana, para o São João, festa muito tradicional. Nossa intenção maior é conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro”, destaca.
Fonte: Ascom/Sesab