UTI amplia capacidade em 50%
Neste domingo, 16, o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), mantido pela Santa Casa de Feira de Santana, começou a receber pacientes para tratamento clínico. A contratação emergencial é parte do plano de contingência do Estado para atender de forma imediata os pacientes do município de Feira e região que precisam de internamento.
Atualmente o Estado já mantém serviços contratados com a Santa Casa nas áreas de ortopedia, cirurgias eletivas, cardiologia e ainda leitos na Unidade de Terapia Intensiva, UTI, que a partir desta segunda-feira, 17, foram ampliados em 50% – saem de 10 para 15 leitos.
“Convocamos nosso time para apoiar o plano de contingência do Estado e colocamos mais uma vez a estrutura e equipe da nossa Santa Casa à disposição de Feira de Santana. Já estamos fazendo a nossa parte para auxiliar a população”, destaca Dr. Rodrigo Matos, provedor da entidade.
CREDENCIAMENTO AMPLIADO
A partir desta segunda-feira a Santa Casa de Feira de Santana passa a oferecer 30 leitos para atendimento clínico.
A ampliação, que garante assistência aos pacientes nos casos de internamento, é fruto da ampliação do contrato que Secretaria de Saúde do Estado mantém com a entidade filantrópica.
Nos últimos seis meses foram aproximadamente 2 mil cirurgias eletivas e mais de 400 cirurgias na área de ortopedia. “Nossa equipe não medirá esforços para cumprir mais esta missão, que é importante para a comunidade que depende do atendimento pelo Sistema Único de Saúde, SUS”, afirma Rodrigo Matos.
A contratação desses leitos de retaguarda no Hospital Dom Pedro é uma expressiva contribuição para a melhoria do fluxo dos pacientes em Feira de Santana e região, observa o provedor.
“Ontem, após a solicitação e autorização da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, conseguimos admitir vários pacientes que aguardavam um leito de internamento clínico, o que impactou positivamente no sistema de saúde de Feira”, aponta Dr. Rodrigo Matos.
O diretor técnico da Santa Casa, Dr. Edval Gomes, comemorou o novo credenciamento e ressaltou que a instituição irá assegurar assistência qualificada a um número ainda mais significativo de pacientes. Ele elogiou a iniciativa da Sesab de buscar uma resposta rápida às demandas da saúde em Feira de Santana.
Fonte: Linéia Fernandes