O evento acontecerá no formato híbrido.
Debater os assuntos responsáveis pela pluralidade na construção dos processos críticos-reflexivos do agir, ensinar, aprender e produzir a saúde, na necessidade do fortalecimento do SUS e da sociedade. Este é o objetivo do Encontro Regional Nordeste II da Rede Unida, que ocorre nos dias 24 e 25 de julho no auditório do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana.
O evento acontecerá no formato híbrido e conta com o tema principal, o “Ensino das Profissões da Saúde: Mergulhando nos Territórios e Encontrando suas Gentes”. Segundo o coordenador geral da Rede Unida, o professor e pesquisador Alcindo Ferla, o evento será o momento para discutir sobre a saúde na região, aprofundar experiências e conhecimentos que servirão de base para o encontro internacional que ocorrerá no próximo ano, em Santa Maria.
“O tema escolhido é justamente da formação das profissões da saúde com base nos paradigmas internacionais que vivemos por alguns anos que é o da interação entre o ensino e os sistemas locais de saúde. O que representa uma enorme evolução nos últimos 100 anos da formação própria do mundo acadêmico, das instituições de ensino, das universidades e vai deslocando, progressivamente, para uma interface do mundo do trabalho com serviços, com os sistemas locais de saúde”, disse o pesquisador.
Ao reunir profissionais e estudantes da região com uma programação extensa, o congresso possibilitará momentos de discussões, compartilhamento de experiências e apresentações de trabalhos científicos. Os interessados em submeter a pesquisa para apresentação na ocasião têm até a próxima quinta-feira, 20 de julho para submeter o texto à comissão científica avaliativa, através do e-mail [email protected]. O resultado será divulgado no dia seguinte. Todos os trabalhos selecionados serão apresentados no formato oral. Os critérios estão disponíveis no site do evento.
Para Ferla, este será um momento de inserção no território e aguarda a participação dos profissionais municipais da saúde. “Quero que eles reflitam conosco a experiência de receber estudantes e de fazerem, ao mesmo tempo, a função assistencial, uma função docente, de preceptor de estágio, de apoio à aprendizagem e, ao fazer isso, também renovar os seus conhecimentos porque a política do SUS é a de educação permanente e onde estiver o trabalho em saúde, é possível que haja essa reflexão”, completou.
Entusiasmado em receber importantes nomes do mundo científico, o coordenador geral dos cursos de Medicina da Unex, professor Dr. Lino Sieiro Netto, acredita que este será o primeiro de muitos que a instituição proverá para o auxílio na formação dos estudantes e atualização dos docentes e profissionais da região. “Eu não vejo este encontro como algo pontual, mas que valida e reafirma todo o nosso movimento, todo o nosso currículo acadêmico voltado a formar profissionais humanos e preparados para enfrentar todas as adversidades que possam encontrar no trabalho em saúde. Nós estamos abertos a todas as discussões e curiosos do que vamos extrair deste momento”, contou Sieiro.
Reconhecimento do trabalho realizado no curso, também citado pelo coordenador geral da Rede Unida, Alcindo Ferla. “Nós achamos que a experiência que a Unex tem é legal de um curso que nasce nos últimos anos e jovem. Em outras instituições de ensino, nós temos visto que existe uma dificuldade enorme de conexão com os territórios porque sempre tem um grande hospital universitário, sempre tem um conjunto mais conservador de profissionais, sobretudo na Medicina, que tem dificuldade de pensar na saúde de uma forma complexa onde, nem sempre, o sintoma ou a nosologia (Ramo da medicina que descreve, estuda e classifica as doenças) da doença é definitiva para desencadear o cuidado”.
O convite é para que estudantes, residentes e profissionais que atuam na área da saúde, apresentem os seus trabalhos. A programação oficial conta com mesas redondas que irão abordar os temas mais atuais sobre dispositivos de ensino-aprendizagem prática, como avançar com a educação permanente, sobre o envelhecimento populacional e a preparação do profissional de saúde; saúde e democracia; olhar que conecta o ensino ao território onde se produz a saúde, dentre outros.
Rede Unida
A Associação Rede Unida é uma entidade internacional, sediada no Brasil, que se estrutura por uma Coordenação Internacional, Coordenações Regionais no Brasil, Núcleos Internacionais nos quais mantém relações de cooperação e Fóruns Temáticos, sendo o de Residências em Saúde; dos Direitos Humanos, da Diversidade e da Equidade de Raça e Gênero; Fazer-SUS; Internacional da Rede Unida; e Fórum Povos. Mantém ainda a Editora Rede Unida e TV Rede Unida com importante contribuição à publicação difusão de materiais formativos, científicos, debates e seminários sobre variados temas relacionados à saúde e à vida.
Este é um reencontro que a Rede Unida promove com a Bahia após oito anos da última reunião ocorrida na região.
Fonte: Lorena Souza