Venceu e convenceu! A Seleção Brasileira estreou com goleada sobre o Panamá na manhã desta segunda-feira (24), em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. Com direito a hat-trick de Ary Borges e assistência para Bia Zaneratto marcar, as brasileiras sacramentaram a vitória por 4 x 0 no Estádio Hindmarsh, em Adelaide (AUS).
Com o resultado positivo, o Brasil soma três pontos e aparece na liderança do Grupo F.
A Seleção volta a entrar em campo contra a França, pela segunda rodada da primeira fase. As equipes se enfrentam às 7h (horário de Brasília) do próximo sábado (29), no Estádio Brisbane, na cidade homônima (AUS).
O JOGO
Primeiro tempo
O Brasil estreou cheio de atitude e, nos segundos iniciais de jogo, já havia finalizado com perigo. A Seleção tinha a posse de bola e trocava passes no campo de ataque, diante de um Panamá bem fechado. Com uma marcação encaixada e muito volume de jogo, a Canarinho teve tranquilidade para construir as jogadas, principalmente pelo lado esquerdo, e esbanjou finalizações. Não à toa, a estrela de Ary Borges brilhou duas vezes e a recompensa da boa postura dentro de campo veio aos 18 e aos 38 minutos. Melhor para a nossa Seleção na etapa inicial.
Nos primeiros segundos de jogo, Bia Zaneratto recebeu de Debinha pelo meio, disparou e lançou Adriana na área. A camisa 11 finalizou de pé direito, e a goleira Bailey saiu bem do gol para fazer a defesa.
Aos oito minutos, após tabela com Ary Borges, Bia Zaneratto finalizou, da entrada da grande área, por cima do gol panamenho.
Tamires tocou para Debinha aos 18. A atacante avançou pelo lado esquerdo, limpou a marcação e cruzou na medida – Ary Borges cabeceou, livre, para o fundo do gol e abriu o placar.
Após levantamento na área, Debinha colocou a bola no meio de bicicleta. Bia ajeitou para Luana finalizar da meia-lua em um lindo chute. A goleira panamenha fez ótima defesa.
Aos 38, Tamires recebeu de Adriana, avançou pela esquerda e cruzou para dentro da área. De novo, Ary Borges apareceu. Primeiro, tentou de cabeça para defesa da goleira panamenha. No rebote, ela só empurrou para o fundo da rede e ampliou o marcador.
Segundo tempo
A segunda etapa não começou diferente. Superioridade do Brasil e gol logo aos três minutos, com Bia Zaneratto, em mais uma jogada construída pelo lado esquerdo. A Seleção manteve o controle do jogo e, como bola na rede nunca é de mais, Ary Borges deixou o hat-trick aos 24. Até o fim da partida, o Brasil ameaçou o Panamá – que pouco criou -, marcando presença no campo de ataque. Melhor para as brasileiras que fecharam o placar em 4 x 0.
Aos três minutos, Tamires achou Debinha do lado esquerdo. A camisa 9 tabelou bonito com Adriana e levantou na área. Ary Borges recebeu na frente do gol e rolou para Bia Zaneratto soltar a bomba e aumentar o placar.
Aos 12, Letícia fez sua primeira defesa. Após vacilo de Lauren, Baltrip-Reyes recebeu na esquerda, puxou para o meio e bateu colocado para Lelê encaixar.
Kerolin dominou na entrada da grande área aos 21, limpou a marcação e chutou cruzado. A bola foi à direita do gol de Bailey.
Aos 24, hat-trick de Ary Borges! Geyse recebeu de Tamires na ponta esquerda, cruzou na área para a camisa 17 cabecear e marcar de novo para o Brasil.
Tanner recuperou a bola no campo de ataque e finalizou cruzado aos 48. Letícia caiu bem para fazer a defesa.
Em seguida, Duda Sampaio recebeu na área e chutou com força. A bola bateu na rede pelo lado de fora.
FICHA TÉCNICA
Brasil 4 x 0 Panamá
Fase de Grupos – 1ª rodada
Local: Estádio Hindmarsh, Adelaide (AUS)
Data: 24/07/2023 (segunda-feira)
Horário: 8h (horário de Brasília)
Árbitro: Cheryl Foster (GAL)
Assistentes: Michelle O’Neill (IRL) e Franca Overtoom (HOL)
Quarta árbitra: Iuliana Elena Demetrescu (ROM)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Gols: Ary Borges (3x), Bia Zaneratto (Brasil)
Brasil: Letícia; Antônia (Bruninha), Lauren, Rafaelle © e Tamires; Ary Borges (Marta), Kerolin, Luana (Duda Sampaio) e Adriana; Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto (Gabi Nunes). Técnica: Pia Sundhage
Panamá: Bailey; Katherine Castillo, Rosario Vargas (Montenegro), Yomira Pinzón, Carina Baltrip-Reyes e Hilary Jaén (Wendy Natis); Quintero (Salazar), Schiandra González, Marta Cox (Lineth Cedeño) e Natalia Mills © (Emily Cedeño); Karla Riley (Tanner). Técnico: Ignacio Quintana
Fonte Metro1