Os gols foram marcados por Zé Hugo e Giovanni Augusto.
Demorou, mas foi bom demais. Diante de um adversário que veio a Salvador com a clara intenção de não perder, Vitória custou a encontrar o caminho do gol. Quando marcou pela primeira vez, o VAR entrou em ação e pegou impedimento de Iury Castilho. O VAR foi acionado mais duas vezes, aos 44 e aos 53 minutos, em ambas, confirmou os gols de Zé Hugo e Giovanni Augusto, respectivamente, e o Rubro-Negro venceu o ABC por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (2), no Barradão.
O resultado combinado com a derrota do Novorizontino diante do Juventude, devolve o Vitória à liderança do Campeonato Brasileiro da Série B com 41 pontos ganhos e 13 vitórias. O Sport, agora vice-líder, também soma 41 pontos, mas com menos uma vitória.
Numa noite com chuva, o Vitória jogou com o uniforme número três, todo preto, em campanha para impulsionar a doação de órgãos. O Rubro-Negro entrou em campo como segundo colocado diante de um adversário que ocupa a última posição.
Repetindo a formação com três zagueiros e Mateusinho como ala pela esquerda, a equipe sofreu para chegar ao gol adversário. Por isso, no intervalo, o técnico Léo Condé abandonou o esquema com os três zagueiros, escalando Giovanni Augusto na meia e trocando Jhonny Lucas por Gegê.
A equipe ganhou mais movimentação e depois de outras duas modificações – Zé Hugo no lugar de Wellington Nem e Iury Castilho fazendo sua estreia no Barradão em substituição a Léo Gamalho – partiu com tudo para construir a vitória nos minutos finais.
Iury Castilho chegou a balançar as redes aos 27 minutos, mas o VAR não validou o gol: pegou impedimento. Mas o VAR não teve sucesso nos lances seguintes e o Rubro-Negro conquistou os três pontos em casa.
Aos 44 minutos, Zé Hugo foi lançado na esquerda, driblou o adversário, passou para trás e Giovanni Augusto com um toque de letra deu a bola para Mateus Gonçalves. Esse, por sua vez, cruzou na medida para Zé Hugo cabecear. A torcida comemorou duas vezes: no gol e depois que o VR confirmou.
Já no acréscimo, aos 53 minutos, o Vitória deu uma blitz ofensiva, e a bola acabou sobrando na entrada da para Giovanni Augusto acertar um chute rasteiro e vencer Simão: 2 a 0. A torcida vibriu, mas aguardou o VAR novamente para a comemoração em dose dupla.
O Vitória volta a jogar segunda-feira (7) contra o Londrina, no Estádio do Café, em Londrina (PR), às 20 horas (Horário de Brasília), pela terceira rodada do returno.
BRASILEIRO SÉRIE B
2º TURNO – 2ª (21ª) Rodada
VITÓRIA 2 X 0 ABC
Data: 2/08 – QUA
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Local: Barradão, Salvador/BA
Árbitro: Bruno Mota Correia, auxiliado por Michael Correia e: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (trio carioca)
Gols: Zé Hugo aos 44min e Giovanni Augusto aos 53min do 2º tempo
Cartão Amarelo: Camutanga, Mateus Gonçalves, Léo Gamalho (VIT), Geovane Henrique, Fabrício e Nathan Melo (ABC)
Público Pagante: 12.278 (Público total: 13.287)
Renda: R$245.088,00
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Yan Souto (Giovanni Augusto), Camutanga e Wagner Leonardo; Zeca (Railan), Dudu, Jhonny Lucas (Gegê), Wellington Nem (Zé Hugo) e Mateusinho; Léo Gamalho (Iury Castilho) e Mateus Gonçalves. Técnico: Léo Condé.
ABC: Simão; Alex Silva, Fabrício, Genílson e Romário; Jeam Martin (Maycon Douglas), Nathan Melo (Geovane) e Matheus Anjos; Fábio Lima (Anderson Cordeiro), Evandro (Renan Bressan) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.
Fonte: Ascom Esporte Clube Vitória