Os julgamentos dos equinos e bovinos durante a 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, serão iniciados a partir do dia 4 e prosseguem até o dia 9, data do encerramento da mostra, que será iniciada no dia 9 de setembro.
Todos os eventos são ranqueados – a pontuação dos campeões conta para o ranking nacional das raças. “Daí a importância de se levar estes animais a julgamento”, diz o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas. “A Expofeira é uma vitrine nacional. Ser campeão destaca o animal”, acentua.
Centenas de animais serão levados à observação dos juízes, de 5 a 8. Os mangalargas marchadores serão 200, dez por cento a mais do que no ano passado. “Além de ranqueada é classificatória para a (Exposição) Nacional”, diz João Carlos Lopes Lima.
Dela, que está marcada para julho de 2019, participarão o campeão e o reservado campeão na Expofeira – o segundo colocado. Um título na mostra de Feira de Santana, tida como referência nacional, significa supervalorização do animal em termos comerciais.
Marchas picada e batida
Os juízes observam o desempenho do animal nas marchas picada e batida, que são modalidades de andamento com deslocamentos diferentes dos animais. “Todos os expositores querem ter um cavalo campeão na Expofeira”, disse João Carlos.
Fonte: Secom Feira de Santana