Em meio à discussão sobre a remuneração por direito autoral no Brasil, relativo ao ambiente digital, o cantor Bruno Mars incluiu em seu repertório no festival The Town, em São Paulo, onde se apresentou nos dois domingos (3 e 10 de setembro), a música “Evidências”, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle. E a pergunta que fica é: quanto os compositores ganham numa situação assim?
Clássico sertanejo imortalizado pela dupla Chitãozinho & Xororó, “Evidências”, que mais recentemente tornou-se uma espécie de “meme-brega-cult”, foi cantada pelas 100 mil pessoas que lotaram o Autódromo de Interlagos, no momento solo do tecladista John Fossit, durante o show de Mars, transmitido pela TV Globo, Globoplay e Multishow.
De acordo com a analista de royalties da ORB Music, Ana Carolina Andreatta, consultada pelo jornal O Globo, os cerca de 1 minuto e meio de execução da canção no show devem render cerca de R$ 2,2 mil aos autores, somando-se quatro arrecadações diferentes: show, TV aberta (quando a Globo reproduz o show), TV on demand (quando é disponibilizado no Globoplay) e TV a cabo (transmitido pelo canal Multishow).
“Todas essas quatro modalidades de direitos são distribuídas pelo ECAD e aquele que se beneficia economicamente pelo uso da música é quem fica responsável por pagar ao ECAD. Nesse caso, a Rock World (organizadora do The Town), a Globo, o Globoplay e o Multishow”, explicou ela.
E prosseguiu: “Quanto aos valores, existem diversas variáveis, para a remuneração do show, por exemplo, o palco, a capacidade de público e o preço dos ingressos são alguns elementos que vão determinar o valor. No caso da televisão, o tempo de exibição é muito importante”.
Usando como referência valores do último Rock in Rio, que aconteceu em 2022, a analista estima que a execução no show deve gerar um valor em torno de R$ 200 e que a transmissão de uma música completa na televisão, com bastante audiência, pode chegar em torno de R$ 2 mil.
Fonte Metro1