O relator, ministro Alexandre de Moraes, propôs que os réus sejam condenados a penas de 12 a 17 anos
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, neste domingo (1º), para condenar mais cinco réus por envolvimento nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, em Brasília. A previsão inicial é que a Corte finalize a análise das ações nesta segunda-feira (2), através do plenário virtual.
O ministro Alexandre de Moraes atua como relator. Ele propôs para que os réus ejam condenados, com penas entre 12 a 17 anos, são eles: João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana Da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves, Davis Baek e Moacir José dos Santos.
O grupo responde pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado; e associação criminosa armada.
A decisão de Moraes foi apoiada pelos ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Já o ministro Cristiano Zanin, também votou pela condenação dos réus, mas sugeriu tempos de prisão menores.
Fonte: Metro 1