A cidade Ibotirama, no oeste da Bahia, foi o município que registrou a temperatura mais alta do Brasil nas últimas 24h, conforme apurado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No domingo (8), os termômetros chegaram a 40,8ºC, com sensação térmica de quase 42ºC.
Ao longo de toda a semana, a temperatura máxima esperada na cidade fica entre 39ºC e 40ºC. Na sexta-feira (13), os termômetros poderão chegar a 41ºC.
De acordo com Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet, as altas temperaturas na região são comuns neste período do ano, que é considerado o mais seco.
“Nas últimas semanas, o oeste e o Vale do São Francisco registraram temperaturas elevadas, o que é comum nesta época do ano. Neste final de semana, as temperaturas ficaram mais quentes no nordeste porque outras regiões do Brasil foram atingida por chuvas”, contou.
Ainda de acordo com a meteorologista, os 40,8°C não podem ser associados a onda de calor que atingiu a região no último mês. Para configurar onda de calor, é preciso que a temperatura média da região suba cerca de 5ºC, por alguns dias – o que não é o caso.
No ranking das 10 cidades com temperaturas mais altas no domingo, outras duas cidades baianas marcaram presença: Formosa do Rio Preto e Bom Jesus da Lapa, ambas no oeste do estado. Nas duas localidades, os termômetros registraram 40,2ºC.
Além do calor, os moradores de Ibotirama e outras cidades do oeste da Bahia enfrentam a baixa umidade relativa do ar, que varia entre 30% e 20%.
Em situações como esta, o Inmet aconselha que os moradores bebem bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Fonte g1/Bahia