O evento acontecerá no auditório da biblioteca do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) celebrará o Dia do Médico com um café da manhã especial, a ser realizado nesta quarta-feira, 18, às 7h. O evento acontecerá no auditório da biblioteca do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, destaca que a comemoração é uma expressão de reconhecimento da sociedade ao trabalho dos médicos. “É uma data simbólica que nos permite expressar gratidão pelos sacrifícios e dedicação de cada médico, muitos dos quais contribuíram para os avanços do Complexo Materno Infantil nos 31 anos de serviço à população de Feira e região”, ressalta.
O Hospital da Mulher oferece assistência especializada em 25 especialidades médicas na emergência, contando com 27 ginecologistas obstetras e 7 médicos diaristas para avaliação de alta médica. Além disso, há 10 anestesistas, 25 pediatras para as Unidades de Cuidados Intermediários (UCINCa I e II) e 39 especialistas em pediatria no Ambulatório do HIPS, que também realiza diversos exames e testes.
A diretora médica do Hospital da Mulher, Andréa Alencar, destaca a importância do papel do médico na sociedade. “O médico é essencial para a promoção da saúde, incentivo à vida saudável e prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Dediquemos este dia em homenagem a eles, reconhecendo o respeito e os avanços empreendidos na unidade hospitalar”.
O cardiologista pediatra, Carlos Inácio, enfatiza os desafios enfrentados pela classe médica em uma unidade pública, mas celebra os avanços ao longo dos 17 anos no Hospital da Mulher, especialmente no atendimento a recém-nascidos prematuros e prematuros extremos.
O anestesiologista José Ramon, com 14 anos de atuação no hospital, destaca a responsabilidade dos médicos em aprimorar o sistema de saúde, assegurando qualidade e segurança no atendimento à população.
A endocrinologista pediatra, Iara Miranda, que trabalha há 17 anos na unidade, ressalta a relevância do Hospital da Mulher para a população, atendendo não apenas Feira de Santana, mas também outros municípios. Ela destaca um aumento significativo nos casos de crianças obesas e diabéticas nos últimos dois anos, com muitas queixas relacionadas a atraso de crescimento e puberdade precoce.
Fonte: Secom Feira de Santana