A Globo anunciou recentemente um novo acordo com a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) para transmitir a próxima edição da Eurocopa, que acontecerá na Alemanha de 14 de junho a 14 de julho de 2024. O anúncio oficial será feito nos próximos dias.
Uma mudança significativa neste novo acordo é o fim da exclusividade que a Globo mantinha desde 2012. Da mesma forma que fez com os torneios da FIFA, incluindo a Copa do Mundo de 2026, a Globo adquiriu um pacote que lhe dará direito a transmitir metade dos jogos.
Ao todo, a emissora terá direito a exibir 26 partidas. Todas elas serão transmitidas no SporTV, o canal esportivo da Globo na TV por assinatura, e no Globoplay, o serviço de streaming do conglomerado de comunicação.
Na TV aberta, a Globo apresentará cinco jogos, todos da fase de mata-mata, inclusive a grande final, que ocorrerá no estádio olímpico de Berlim. A partida de abertura, programada para a Allianz Arena, em Munique, ficará disponível apenas na TV por assinatura.
A Globo ainda não formalizou o contrato porque a UEFA ainda está decidindo quem ficará com a outra metade dos jogos. A ESPN e a Warner fizeram propostas durante o processo de licitação conduzido pela UEFA em maio, com a intermediação da agência CAA Eleven.
No entanto, a Globo já anunciou a aquisição do acordo em um evento interno para os funcionários da área esportiva, realizado na última terça-feira, em sua sede em São Paulo.
Na TV aberta, a Globo superou o interesse do SBT e da Record, que também fizeram propostas para fortalecer seus setores esportivos. O histórico e o alcance da Globo foram fatores determinantes. Além disso, a última Eurocopa realizada em 2021 foi um sucesso de audiência e faturamento na TV aberta e no SporTV.
A redação com informações do BNews