O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem dito a pessoas próximas que vai para a posse de Javier Milei na Argentina. O evento está marcado para acontecer no dia 10 de dezembro. As informações são da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.
De acordo com a publicação, a decisão foi tomada assim que Bolsonaro ficou sabendo da vitória de Milei nas urnas, ocorrida no último domingo (19). Interlocutores disseram que o ex-presidente brasileiro já havia combinado com o representante da extrema direita da Argentina que estaria em sua posse.
Ainda segundo a colunista, a eventual presença de Bolsonaro na posse de Milei já estava prevista pelo Itamaraty e o presidente Lula (PT) já estaria ciente.
“Não se pode descartar que Jair Bolsonaro seja convidado para eventual posse de Milei”, dizia um informe do Itamaraty para o chanceler Mauro Vieira e para Lula. O documento ainda afirma que Milei enviou representantes para conversar com diplomatas brasileiros em Buenos Aires e para garantir que, caso eleito, ele não retiraria a Argentina do Mercosul, como afirmou na campanha.
Após a vitória de Milei, Lula e Bolsonaro utilizaram os seus perfis nas redes sociais para parabeniza-lo. O atual presidente brasileiro desejou “sorte ao novo governo”, sem mencionar o nome de Milei. Já o ex-chefe do Executivo federal parabenizou o povo pela vitória do seu aliado e que a “a esperança volta a brilhar na America do Sul”.
Fonte BNews