O licenciamento integrado de veículo que envolve Detran-Ba ( Departamento Estadual de Trânsito) e Sefaz (Secretaria da Fazenda) pode ser pago de forma 100% digital pela nova plataforma ba.gov.br, utilizando apenas um computador ou até mesmo um celular. A partir de agora, todos os procedimentos para licenciamento veicular podem ser feitos pelo portal do governo, sem precisar sair de casa, com comodidade e agilidade.
Outra novidade é a conveniência de pagar o licenciamento usando o Pix. O IPVA, o licenciamento anual , o seguro obrigatório e eventuais multas podem ser quitados utilizando qualquer aplicativo bancário, sem enfrentar filas de banco. Para fazer o pagamento desta forma basta gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) no ba.gov.br e pagar no aplicativo de qualquer banco.
“Antigamente os proprietários de veículos necessitavam ir até uma agência ou acessar o aplicativo dos bancos credenciados. Agora, via pix, o pagamento acontece através de qualquer instituição financeira. É o Governo do Estado avançando para facilitar a vida do cidadão”, enfatizou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Vale destacar que, este ano, os proprietários de veículos com número final de placa 0 e 9 já podem fazer o pagamento pela plataforma (cota remanescente do parcelamento ou o valor integral do licenciamento). Mas, em 2024, o Licenciamento Integrado, realizado pelo portal, só poderá ser pago em cota única.
O novo Licenciamento Integrado pode ser acessado por pessoas físicas e jurídicas. No caso das Pessoas Jurídicas (PJ) todo serviço deve ser feito pelo portal www.ba.gov.br, mas a emissão do CRLV-e será pelo site do Detran-Ba (www.detran.ba.gov.br).
Depois de realizar o pagamento dos tributos é só emitir o documento (CRLV-e) do veículo no próprio portal do governo, no prazo máximo de 24 horas. Para conseguir fazer os procedimentos do Licenciamento Integrado é preciso possuir cadastro na plataforma de serviços do Governo (www.ba.gov.br) e acessá-la usando seu login e senha. Caso não tenha cadastro no portal será necessário fazê-lo antes.
Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio da web, mobile (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de um aplicativo próprio (aplicativo do SAC Digital já foi atualizado para a nova plataforma).
Fonte BNews