Exatas 200.782 mil inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU ou CNU, na sigla mais popular) partiram da Bahia. O número foi confirmado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, segundo o governo do estado.
No total, o Brasil contabilizou 2,65 milhões de inscrições.
Para garantir a participação no concurso, os inscritos devem efetivar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) até esta sexta-feira (16). As taxas custam R$ 90 para os concorrentes a cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.
São 6.640 vagas disponíveis, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio em 220 municípios brasileiros.
De acordo com o governo da Bahia, o estado terá 18 cidades de prova:
- Barreiras
- Bom Jesus da Lapa
- Brumado
- Camaçari
- Eunápolis
- Feira de Santana
- Guanambi
- Ilhéus
- Irecê
- Itaberaba
- Jacobina
- Jequié
- Lauro de Freitas
- Paulo Afonso
- Ribeira do Pombal
- Salvador
- Teixeira de Freitas
- Vitória da Conquista
Os postos de trabalho também são espalhados nas regiões do Brasil. As opções sediadas na Bahia são para as funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e para órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O CNU permite a inscrição para a disputa por vagas em mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição.
Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.
Fonte g1/Bahia