O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) tem se destacado na utilização de técnicas inovadoras e no uso de equipamentos tecnológicos
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) celebra quatro décadas de dedicação à saúde da população de Feira de Santana e região nesta quinta-feira, 14 de março de 2024. Sob o slogan “40 anos de cuidado, faço parte dessa história”, a instituição comemora uma jornada repleta de avanços tecnológicos e conquistas significativas para a comunidade.
Ao longo desses 40 anos, o HGCA se consolidou como a maior unidade pública hospitalar da rede própria do Interior do Estado da Bahia, 100% SUS. Servindo a Macrorregião Centro Leste e seus 126 municípios pactuados, o hospital cobre uma população de 2.227.863 habitantes, entre residentes e flutuantes.
A evolução tecnológica que a instituição possui atualmente é algo que merece destaque. Utilizando o Sistema de Gestão em Saúde (AGHUse), o HGCA é reconhecido por sua modernidade e segurança, com prontuário eletrônico e módulos para gestão clínica e administrativa. Seu Centro de Bioimagem possui equipamentos de ponta, como um tomógrafo com inteligência artificial na captura de imagens e um serviço de ressonância magnética de excelência.
Essa combinação de tecnologia e conhecimento científico resultou em avanços significativos no tratamento de doenças. O HGCA foi pioneiro em diversas cirurgias e procedimentos, como a cirurgia para remoção de tumor cerebral com o paciente acordado, a primeira angiografia intraoperatória da Bahia e a primeira cirurgia de colangioscopia com litotripsia do SUS na Bahia.
No ano de 2023, o HGCA alcançou números impressionantes, realizando um total de 214.736 procedimentos, incluindo 50.472 atendimentos emergenciais e ambulatoriais, além de 164.264 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). “Temos uma média de 17.500 atendimentos por mês, o que reflete o compromisso contínuo com a saúde da nossa comunidade”, afirmou Cristiana França.
Além disso, o HGCA recebeu o Prêmio Angels Diamante pelo segundo trimestre consecutivo, destacando-se no cenário internacional da saúde. Esse reconhecimento máximo da World Stroke Organization e Sociedade Ibero-americana de Enfermidades Cerebrovasculares evidencia o compromisso em oferecer assistência excepcional ao AVC, reforçando sua missão de qualidade assistencial ímpar.
“Como gestora atuante que sempre fui, eu sei da importância do ensino, pesquisa e do atendimento de excelência. Então, quando penso numa instituição tão respeitada, inclusive internacionalmente – o Prêmio Diamonds assim nos diz – penso no respeito ao paciente e na importância do HGCA ao SUS”, afirmou Cristiana França, diretora-geral do hospital.
O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) tem se destacado na utilização de técnicas inovadoras e no uso de equipamentos tecnológicos avançados para tratamentos de doenças gastrointestinais. Os exames endoscópicos que são realizados no CHDI/HGCA no acompanhamento, detecção precoce, tratamento e até mesmo na cura de pacientes com cânceres do aparelho digestivo estão na vanguarda do que existe de mais moderno nesta área. Nesse contexto, os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel importante, permitindo um diagnóstico mais preciso e eficiente das lesões. O uso de aparelhos com imagens em 3D e tecnologia de IA (Inteligência Artificial) no diagnóstico de lesões pré-malignas no cólon do reto possuem a capacidade de aproximar e ampliar imagens, permitindo a visualização de detalhes da vascularização que antes não eram visíveis. Em 2023 o CHDI realizou 3.179 procedimentos, um aumento de 439%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com Cristiana França, “olhando para o futuro, o HGCA planeja inaugurar novas instalações de infraestrutura, adquirir mais equipamentos e promover ainda mais a humanização do atendimento”. A diretora-geral aproveitou para agradecer à Secretaria Estadual de Saúde e ao Governo do Estado pelo apoio contínuo à instituição. “Nesses 40 anos, o Hospital Clériston Andrade tem sido um farol de cuidado e inovação, continuando a trilhar seu caminho em prol da saúde e do bem-estar da população. Sei que ninguém faz nada sozinha, por isso parabenizo todo corpo de funcionários e ao Governo do Estado, por todo trabalho que vem desenvolvendo para fazer do HGCA a melhor unidade de saúde do interior do estado.
Fonte: ASCOM/HGCA