Nesta segunda-feira (8) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer
Os feirenses, portadores de algum tipo de câncer, têm atendimento prioritário para marcações e encaminhamentos feitos na Central Municipal de Regulação (CMR). Para ter acesso ao direito, é importante apresentar algum relatório que comprove a condição. Nesta segunda-feira (8) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Neste ano, mais de 12 mil consultas destinadas a pacientes oncológicos foram autorizadas pelo setor. Além da consulta com médico clínico e oncologista, a Central oferta agendamentos para mastologistas, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião torácico, radioterapeuta -todos especializados em câncer- e exames complementares.
De acordo com a coordenadora da CMR, Suzane Oliveira, cerca de 42.600 marcações para especialistas oncológicos foram marcadas em 2023 por meio da rede municipal de saúde. Segundo ela, a atenção voltada a esses pacientes decorre de um estado de saúde mais vulnerável.
“Se o paciente fez uma biópsia e descobriu que tem câncer, ele será encaminhado para a Unacon. Lá é feita uma triagem e será agendada uma consulta. Depois disso, o paciente vai entrar em contato pelo WhatsApp da central pedindo autorização, através do número 75 3617‑3205, e informando o dia da consulta. Não precisa vir aqui”, explicou.
Fonte: Secom Feira de Santana