Apenas dez rodadas separam quatro times da Primeira Divisão 2024. A Série B está na reta final e, nessa hora, o torcedor se apega ao que pode: crenças, superstições, cálculos matemáticos, tudo é válido. O principal candidato ao acesso e ao título, porém, segue com os pés no chão. Líder da competição, o Vitória tem mirado numa partida de cada vez para construir uma campanha bem-sucedida.
Depois de um momento turbulento, com um jejum de três jogos e uma derrota por 6 x 0 para o CRB, o Leão respondeu dentro de campo ao bater o Avaí na última rodada. Com a vitória em casa, o time chegou aos 52 pontos – 62% de aproveitamento – e abriu dois de vantagem para Guarani e Sport, logo abaixo. O Novorizontino fecha o G-4 com 48 pontos.
Muito questionado sobre as possíveis conquistas, o técnico Léo Condé deixa de lado a empolgação e evita fazer qualquer previsão. “Esse é o momento de estar sempre focando no próximo jogo. O campeonato está muito equilibrado. Há nove ou dez equipes brigando por quatro vagas. Não vamos cair nessa armadilha. Ainda não tem título ou acesso certo”, justificou em entrevista coletiva após o jogo contra o Avaí.
Desde o título simbólico de campeão do primeiro turno, o treinador prega a ponderação. Na ocasião, Condé vislumbrou um returno ainda mais difícil. “Estamos muito fortalecidos aqui, mas tem um segundo turno muito complicado. Normalmente os jogos são decisivos, mas acaba tendo um fator maior, equipes brigando por classificação e outras na parte de baixo.”
E o técnico não errou. O Vitória realmente tem encontrado mais dificuldades nesse returno. Considerando apenas o desempenho na segunda metade, o Rubro-Negro aparece em sexto lugar. No entanto, apesar de incômodas, as oscilações não atrapalharam a regularidade do Leão, que é o time com mais tempo no topo da Segundona. A equipe liderou 17 das 28 rodadas disputadas e, em apenas duas (15 e 16), terminou fora do grupo de acesso – na quinta posição.
Segundo o treinador, a classificação será conquistada “ponto a ponto” já que, nessa reta final, os confrontos do Vitória serão divididos igualmente: cinco no Barradão e cinco como visitante. O próximo desafio, inclusive, será fora de casa, onde o time baiano não vence há quatro jogos. Os comandados de Condé vão até o Estádio Novelli Junior para visitar o Ituano às 21h30 de sexta-feira (22), pela rodada 29.
Fonte Metro1