Três jogos sem vencer pela Série A e distância de apenas um ponto para a zona de rebaixamento. Não há outra alternativa ao Bahia senão a de vencer o Flamengo neste sábado (29), às 21h, na Fonte Nova. Só um triunfo garantirá o time fora do Z4 até o final da rodada. Em caso de empate ou derrota, o jeito vai ser secar o Vasco segunda-feira, diante do Paraná, em Curitiba, e torcer para um empate entre Chapecoense e Ceará, que se enfrentam no Castelão, domingo (30), às 19h.
Das 26 rodadas que aconteceram no Brasileirão, o tricolor esteve nove vezes entre os quatro últimos colocados, todas elas antes da 13ª rodada. A partir da 14ª, quando goleou o Vitória por 4×1, na Fonte Nova, não mais voltou a figurar no Z4.
Para que a situação permaneça minimamente confortável, a equipe de Enderson Moreira terá que quebrar uma sina que ainda persiste: a de não ter vencido nenhuma equipe do G6. Não somente o Flamengo, mas também o Grêmio, adversário seguinte, pela 28ª rodada, está nesse grupo. Ainda que o rubro-negro carioca esteja vindo de uma eliminação na Copa do Brasil e consequente troca de treinador – saiu Maurício Barbieri e entrou Dorival Júnior -, o comandante tricolor espera um jogo muito complicado.
“O Flamengo que vamos enfrentar é um Flamengo de ótimos jogadores, uma equipe que sabe muito bem o que fazer. Foi eliminado agora na Copa do Brasil, mas em um detalhe, em uma finalização. Teve uma bola na trave. É um Flamengo sempre forte, que tem investido muito no futebol. Uma equipe extremamente qualificada”, elogiou Enderson.
Reforçado
O comandante terá a volta de Lucas Fonseca e Zé Rafael, que não atuaram na derrota para o Vasco, em São Januário. Outro que voltou a treinar com bola essa semana foi Tiago, mas a tendência é que o zagueiro ainda não seja utilizado por não estar nas mesmas condições físicas dos demais companheiros.
“Lucas acho que não vai ter problema, mas o Tiago acho prematuro. A gente está avaliando, ele participou ontem pela primeira vez de um treinamento de forma efetiva. Precisa de um tempinho para avaliar e confirmar qualquer tipo de possibilidade”, explicou o treinador.