Na data em que a UEFS completou 50 anos de sua criação, a Academia de Educação de Feira de Santana realizou a sessão solene para outorga do Prêmio Educador do Ano (edição 2019) ao Professor André Luiz Gomes de Matos, no último dia 28 de novembro, no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana.
O Prêmio leva o nome do Governador que, em 28/11/1969, assinou o Decreto 21.583 criando a Fundação Universidade e nomeando seu primeiro Conselho Diretor, responsável pela organização e instalação da UEFS.
A Vice-Presidente da Academia, Profa. Ana Rita de Almeida Neves, saudou o Professor homenageado a partir da frase “O que é um Professor na ordem das coisas?” (indagação que teria sido feita por uma mãe a uma filha que se apaixonara por um Professor). E assim ela foi descrevendo as habilidades do Professor André Matos, sua trajetória educacional, sua atuação nas diversas áreas do conhecimento, atributos que resultaram na escolha do seu nome pelos membros da Academia para essa homenagem.
O pronunciamento do Professor André Matos, além do sentimento de gratidão foi rico pela memória da sua trajetória na educação, quando a sua vocação inicial seria o ingresso na carreira militar. Ele também voltou seu olhar para Feira de Santana, cidade que escolheu para morar e constituir família e que se destaca pela riqueza nas áreas da educação, das artes e da cultura. Disse que o Prêmio ora recebido certamente o deixará mais animado em continuar no caminho da educação.
O Presidente da Academia, Professor Josué da Silva Mello, destacou a tríplice homenagem que acontecia naquela noite histórica e singular: ao Governador Luiz Viana Filho, Patrono do Prêmio, por ter sido o responsável pela criação da UEFS, à própria Universidade, que se transformou num divisor de águas para Feira de Santana e ao Professor André Matos, como protagonista da história da educação.
Foi uma noite memorável, com a presença de amigos, familiares e colegas do homenageado. A Academia de Educação homenageou, pela primeira vez, um docente da rede estadual de ensino e espera continuar prestando reconhecimento a tantos outros merecedores dessa honraria.
Fonte: Marilene Carneiro Barreto