Cinco projetos de aceleração de startups foram selecionados pelo edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) do Banco do Nordeste e irão receber R$ 8 milhões para fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento sustentável de empresas que estão em sua fase inicial.
Os projetos cearenses selecionados foram os das empresas Casa Azul Participações S/A e Inovenow Serviços em Tecnologia e Inovação LTDA. Os demais são da Getin Aceleradora – Gestão Empresarial, Tecnologia e Inovação LTDA, do Hubb Salvador Consultoria Empresarial e do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica LTDA, todos da Bahia. O resultado do edital está no site do BNB.
O edital visa oferecer apoio com recursos não reembolsáveis que permitam a capacitação de startups, bem como a ampliação das oportunidades de negócios, contribuindo para inovação e dinamização da economia regional. Os projetos selecionados devem promover a aproximação de startups com investidores e potenciais clientes e aplicar metodologia de validação de ideias, além de realizar acompanhamento, capacitação e aconselhamento nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos.
As aceleradoras aprovadas no edital devem executar Programas de Educação Empreendedora com duração de até 12 meses e divididos em dois módulos: Ideação e Tração. Cada projeto selecionado ofertará 60 vagas para startups, sendo 30 para o módulo Ideação e 30 para o de Tração.
Ao todo, 19 projetos foram recebidos, sendo cinco selecionados e seis listados no banco de classificáveis. Os demais foram desclassificados.
O que é uma aceleradora
Para efeito do edital, aceleradora é uma empresa privada que apoia a criação e o crescimento de startups, por tempo determinado, por meio da aproximação com investidores e potenciais clientes e da aplicação de metodologia de validação de ideias, de acompanhamento, de capacitação e de aconselhamento nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos.
O que é uma startup
São as organizações empresariais ou societárias formalmente constituídas, nascentes ou em operação recente, com tempo de exercício de até 10 anos, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados, e com receita bruta anual de até R$ 16 milhões.
Fonte: Assessoria de Imprensa