Estudantes criaram aplicativo que tem como objetivo ajudar os ciclistas da cidade a se locomoverem com mais segurança.
Quatro alunos do SENAI de Feira de Santana foram vencedores do Hackathon de Cidades Inteligentes, promovido em parceria pela Prefeitura do município e o Sebrae, em novembro, com o objetivo de buscar soluções para desafios de mobilidade urbana. Willian Costa, Ryan Peterson, Railan Santana e Alisson Silva ficaram em primeiro lugar com a proposta do Movesafe, aplicativo que tem como objetivo ajudar os ciclistas da cidade a se locomoverem com mais segurança.
A proposta é que, ao usar o aplicativo, o ciclista tenha acesso a informações sobre as rotas, como a movimentação de veículos, e obstáculos, como buracos e outros empecilhos que possam dificultar o deslocamento. “Pensamos em uma interface simples, que pudesse ser utilizada mesmo sem a pessoa estar olhando para a tela. Para isso, o aplicativo emite avisos sonoros das informações de trânsito relevantes”, conta Willian Costa.
O estudante também explica que a proposta prevê o envio dos dados de uso do aplicativo para a Prefeitura, com o objetivo de contribuir para ações de planejamento de trânsito e criação de novas ciclovias.
A ideia de fazer parte do desafio foi de Railan Santana, que convidou os colegas do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas para participar pela primeira vez de um hackathon. E apesar do nervosismo e ansiedade, a estreia da equipe Warr foi com o pé direito. “Ter uma premiação como essa no currículo faz a diferença”, comemora o jovem de 18 anos.
Além da equipe Warr, o hackathon reuniu outras 13 equipes, o que permitiu a troca de experiências entre os participantes. “Foi uma experiência muito boa, interagimos com pessoas diferentes, de diversas áreas e essa troca agregou muito. A premiação ao final do desafio é um incentivo para que a gente continue evoluindo e busque participar de outras iniciativas como esta”, comenta Ryan Peterson.
Já Alisson Silva destaca que a participação no desafio de inovação também contribuiu para conhecer melhor os colegas de curso. “Foi muito interessante descobrir como funciona um hackathon. E como os dois dias do evento foram de muito trabalho em equipe, também pudemos interagir bastante com os colegas do grupo”, disse.
A coordenadora do Itinerário de Projetos do SENAI Bahia, Fernanda Mikulski, lembra que a jornada de projetos dos cursos do SENAI tem como objetivo promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio da aprendizagem por desafios para o desenvolvimento de negócios inovadores. “Esse prêmio reforça que nossa metodologia está no caminho certo. Os alunos saem preparados para resolver demandas desse tipo e o nosso maior objetivo é que as ideias deles possam ter visibilidade nacional e gerem impactos positivos para a vida das pessoas”, acrescenta Mikulski.
Premiação
A equipe vencedora, formada pelos estudantes do SENAI de Feira de Santana, recebeu prêmio de R$ 4 mil, tablets para cada integrante, um curso Empretec para uma pessoa da equipe, duas mentorias com o Sebrae e acesso a mentorias no HUB Feira.
Fonte: Assessoria de Comunicação