Gustavo Santana Bonfim, o Gusta, tem 18 anos de idade, vem se dedicando de corpo e alma ao vôlei de praia.
Além de ser um instrumento de socialização e transmissão de valores, é sabido que o esporte melhora a aptidão física, a capacidade cognitiva e a autoestima dos indivíduos, assim como previne doenças, revela talentos, proporciona lazer, impulsiona o turismo de eventos, gera empregos e aguça o sentimento de que é possível ser atleta profissional.
Esses e outros benefícios fazem com que muitos praticantes vejam o esporte como a porta de entrada para um futuro promissor. Em Feira de Santana, por exemplo, o atleta Gustavo Santana Bonfim, o Gusta, 18 anos de idade, vem se dedicando de corpo e alma ao vôlei de praia e, consequentemente, logrando êxito em competições no estado da Bahia e no âmbito nacional, apesar das situações adversas encontradas no município.
Como opção de lazer, Gusta iniciou na modalidade esportiva aos 13 anos de idade, numa quadra situada na praça do bairro Moradas das Árvores. Mas, a partir de 2019, após ingressar no Projeto Vôlei Além das Medalhas (PVAM), de Santo Estevão, e conquistar o Circuito Baiano de Vôlei de Praia Top 16 e, posteriormente, as categorias sub-19 e sub-21, o esporte, em sua vida, deixou de ser apenas uma atividade recreativa.
Constam também no currículo do atleta, que é filiado à Federação Baiana de Vôlei (FBV), as medalhas de vice-campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP), disputado no estado de Mato Grosso do Sul), e do Circuito Brasileiro Interclubes sub-19, no estado do Espírito Santo. Gusta forma dupla com o soteropolitano Pedro Joaquim, que tem 16 anos de idade.
Reivindicação
O atleta feirense defende que o esporte seja entendido como política pública. E, para tal, solicita do gestor do município a revitalização da praça do bairro Morada das Árvores e a construção de duas quadras multiuso no local para a prática esportiva (vôlei, futevôlei, beach tennis, entre outros). “A referida praça é um significativo espaço público do bairro, e a sua requalificação, com a construção das quadras, possibilitará uma maior integração entre os moradores, além de ofertar um novo espaço de lazer e convívio”, justifica.
Gusta almeja que seja construído também, em Feira de Santana, um Centro de Treinamento para Formação de Atletas, uma vez que não há espaços estruturados para a prática esportiva. “Eu tenho que treinar em outros municípios, pois aqui as quadras de vôlei de praia têm pouca areia, possuem iluminação inadequada para os treinos noturnos e não estão em consonância com as medidas oficiais. Também não há investimentos púbicos nem privado em material humano”, lamenta.
Fonte: Jornalista Sérgio Augusto