Após 21 dias da fase um de reabertura do comércio, funcionários de shoppings fizeram testes para Covid-19, em Salvador. A testagem foi feita nos dez shoppings da cidade, 10 trabalhadores apresentaram temperatura acima de 37,5 ºC e cinco deles tiveram resultado positivo para doença.
A atividades econômicas na capital baiana começaram a ser retomadas no dia 24 de julho, quando shoppings e outros segmentos do comércio reabriram as portas. Os estabelecimentos estavam fechados há quatro meses.
“O shopping continua seguindo o protocolo que foi feito pela prefeitura e pelo governo do estado. Todas as pessoas que entram são aferidas, os funcionários todos os dias, o uso da máscara, que é obrigatório. Todas as lojas tem a sinalização aguardando a sua vez de entrar, tem álcool em gel espalhado por todo o shopping e todas as lojas”, explicou Humberto Paiva, presidente da Associação de Lojistas do Salvador Shopping.
“Os lojistas estão respeitando todo esse protocolo, todo esse cuidado. Os funcionários estão usando máscaras de acrílico e tecido, que são a orientação. As pessoas dentro do shopping estão usando máscara, respeitando o distanciamento social, estacionamento é reduzido pela metade”, completou.
Humberto explicou, ainda, que, normalmente, o shopping tem um fluxo diário de 30 mil pessoas. Durante esses 21 dias de reabertura, cerca de 600 mil pessoas circularam no Salvador Shopping. Três delas apresentaram temperatura acima de 37,5 ºC e não puderam entrar no local.
Algumas lojas do shopping ainda não voltaram a funcionar. “Outros que trabalham com buffet preferiram a terceira fase para poder reabrir. A área infantil também está parada, é a partir da terceira fase [que pode voltar a funcionar]”, disse.
Fonte G1/BA