Pequenas, médias e grandes empresas precisam ficar atentas às redes sociais mais usadas no Brasil e, consequentemente, identificar quem são seus potenciais clientes, sabendo sua faixa etária, classe social e onde encontrá-los.
A internet mudou a forma como o mundo se comunica. As redes sociais nos aproximaram de maneira nunca vista antes. Os negócios que não estão nas principais redes perdem uma oportunidade ímpar de aumentar a quantidade de novos clientes, criar engajamento e fazer um pós-venda efetivo.
Segue abaixo o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil, de acordo com a Hello Research:
Whatsapp, 93%;
Facebook, 86%;
Instagram, 27%;
Google +, 19%;
Twitter, 7%.
O objetivo deste texto é mostrar quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, para que você possa trabalhar com as mais importantes e aproveitar as funções de cada uma delas em seu negócio, não perdendo tempo e aumentando seu faturamento. Não deixe de conferir o Infográfico abaixo deste conteúdo. Você poderá encontrar informações valiosas pro seu negócio!
Whatsapp: um grande aliado para os negócios
Um bom gestor de negócios precisa trabalhar com o Whatsapp de forma profissional, já que o aplicativo facilita a interação e o engajamento com o seu cliente. É preciso aprender a dominar essa ferramenta, muito simples de se trabalhar e uma das principais redes sociais usadas no Brasil. Predominam nas redes sociais redes mais acessadas jovens entre 16 e 24 anos, de classe social mais alta e maior nível de escolaridade. É aí que o Whatsapp entra como um ótimo aliado ao seu negócio.
Imagine uma hamburgueria que disponibiliza um número de Whatsapp para fazer pedidos, reclamações, críticas, sugestões, saber tempo de preparo e entrega, etc. A proximidade com o cliente sem dúvidas vai auxiliar no melhor atendimento e, consequentemente, no aumento gradativo de pedidos, por meio de promoções que podem ser enviadas pelas listas do aplicativo.
Facebook: o “pai” de todas as redes sociais
O Facebook não pode faltar como seu parceiro nas redes sociais para empresas. Utilizando essa rede você pode direcionar o seu produto ou serviço ao seu possível cliente, bem como selecionar região, faixa etária, sexo, escolaridade, e dezenas de outras características para potencializar o alcance dos seus anúncios. O Facebook é uma maneira de manter a sua empresa aberta 24hs por dia, 7 dias na semana e 365 dias no ano, maximizando o seu trabalho e possibilitando mais tempo com a sua família.
Instagram: Uma rede social jovem
A rede social que utiliza fotos e vídeos para se comunicar é uma excelente maneira de divulgar os seus produtos, inclusive, para o público jovem. Uma loja de calçados por exemplo, pode disponibilizar fotos e vídeos dos seus modelos em promoção, pode informar tamanho, cor, quantidade em estoque e até conversar diretamente com o possível cliente através de mensagens instantâneas. Uma boa divulgação no Instagram pode aumentar exponencialmente suas vendas e a reputação do seu negócio.
Portanto, se você quer melhorar o atendimento, criar maior engajamento, ter mais tempo para sua família, expandir o seu estabelecimento no meio digital, conciliar as tarefas de casa e as do seu negócio, bem como administrar melhor a sua empresa, é extremamente necessário que você passe a dominar as redes sociais mais usadas no país e comece a falar diretamente com o seu potencial cliente. Lembre-se que o mundo muda. Não se utiliza mais carroças e nem máquinas de datilografar, é preciso se adaptar às mudanças.