Na manhã desta segunda-feira (05), o prefeito Colbert Martins Filho anunciou a construção de 449 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em Feira de Santana. As 257 casas e 192 apartamentos serão construídos pela MA Almeida Engenharia e CSO Engenharia – com previsão de entrega para 2026.
O anúncio, que ocorreu no Paço Municipal, contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, das construtoras envolvidas no projeto, demais autoridades municipais e da imprensa.
Com um investimento total de 39 milhões de reais, as 257 unidades habitacionais, de responsabilidade da MA.Almeida Engenharia, serão construídas no bairro Campo Limpo, na Rua das Pitombeiras. No futuro residencial de nome “Lagoa Encantada”, as moradias terão uma metragem de 44 metros quadrados, com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro.
Com um investimento total de 32 milhões de reais, os 192 apartamentos, de responsabilidade da CSO Engenharia, serão construídos no bairro Asa Branca, na Estrada da Pedra Ferrada. No futuro residencial de nome “Parque Sabiá”, os apartamentos terão um metragem de 42 metros quadrados, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de convivência.
Os critérios para seleção das pessoas contempladas com as moradias seguem as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério das Cidades (MCID), priorizando mães solteiras, pessoas com deficiência, idosos, entre outros. Colbert Filho esclarece que o processo de seleção será transparente, de acordo com os critérios federais.
“Os critérios para a seleção dos beneficiários seguem a diretriz do Ministério das Cidades. Os critérios são: mães solteiras, mães que têm mais filhos, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas de baixa renda, enfim. Nós queremos fazer algo extremamente transparente para que possamos mostrar com clareza quem são aqueles, os interessados, que vão ter direito com base nos critérios que vêm, diretamente, do Ministério das Cidades”, esclarece.
Durante a assinatura do contrato, o prefeito Colbert Filho pontuou que a Prefeitura vai executar serviços de infraestrutura nas localidades que receberão os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, realizando pavimentação asfáltica e drenagem.
Ainda durante o ato, o prefeito também informou que pretende ir a Brasília (DF) para conversar com o ministro das Cidades, Jader Filho, sobre a possibilidade de ocupar mais de 2 mil unidades do MCMV já construídas na cidade, que estão desocupadas atualmente. Segundo Colbert, isso aumentaria ainda mais as opções de moradia na cidade.
“Eu pretendo ir a Brasília para tratar da questão das mais de duas mil unidades vazias do Minha Casa, Minha Vida na cidade, de pessoas que, infelizmente, foram expulsas pelo tráfico, entre outras razões. É importante que o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica possam tentar resolver essa questão, pois assim nós teremos mais duas mil novas opções de moradia para as pessoas que não têm casa”, destaca.
Fonte Secom/PMFS