O evento acontecerá às 14:00, no Plenarinho
Com 165 anos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana será homenageada na próxima segunda-feira, 20, durante ato da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento acontecerá às 14:00, no Plenarinho.
A iniciativa da homenagem é do deputado José de Arimateia. A instituição filantrópica de saúde mais relevante da macrorregião centro-leste da Bahia destaca-se pelos serviços na área de saúde, pela tradição e filantropia ao longo da sua história.
Mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, a Santa Casa de Feira atende, a cada mês, milhares de pacientes oriundos de aproximadamente 100 municípios baianos.
É referência em oncologia, cardiologia e transplante renal. A instituição filantrópica dispõe de centros cirúrgicos e 152 leitos, 24 deles em Unidade de Terapia Intensiva, UTI. A maior parte dos atendimentos conta com a cobertura do Sistema Único de Saúde, SUS.
Com uma equipe extremamente qualificada e experiente, a Santa Casa de Feira de Santana investiu em políticas de gestão e governança mais eficientes. Nos últimos anos, a entidade se modernizou e ampliou o atendimento.
Atualmente, oferece ambulatórios nas áreas de reumatologia, oftalmologia e realiza cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas.
Hospital Baiano de Oncologia
No último mês de março, em seu aniversário de 165 anos, a Santa Casa apresentou à Bahia seu mais importante empreendimento, a construção do Hospital Baiano de Oncologia.
Com o novo HBO, o estado ganhará uma estrutura de saúde muito mais completa e dedicada ao atendimento dos pacientes em uma área tão sensível e importante que é a oncologia, destaca o provedor da Santa Casa, o médico Rodrigo Matos.
“O Hospital Baiano de Oncologia contará com 224 leitos – 204 de internamento e 20 de UTI. É o nosso maior desafio e temos a certeza de que este empreendimento, que já conta com o apoio de diversas esferas da nossa sociedade, irá transformar o atendimento oferecido aos pacientes oncológicos”, ressalta o provedor.
O novo hospital também vai dispor de um centro cirúrgico moderno, com 6 salas exclusivas para as cirurgias oncológicas, sendo uma destas planejada para cirurgia robótica.
O HBO será equipado com uma ampla emergência oncológica – composta por 12 leitos, 20 poltronas de observação, sala vermelha para atendimento e estabilização de pacientes críticos, além de três consultórios médicos.
A Santa Casa dispõe da única Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon, da macrorregião centro-leste da Bahia. A cada ano, a Unacon garante atendimento de referência a milhares de pacientes. São mais de 42 mil consultas, 30 mil sessões de quimioterapia e milhares de sessões de radioterapia, de acordo com os dados de 2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação