Um avião com 129,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao aeroporto de Salvador, por volta das 11h20 desta quarta-feira (24). Não foi divulgado quando será feita distribuição para os municípios e nem a quantidade reservada para cada cidade baiana.
As doses chegaram em um voo comercial, serão transferidas para um veículo e levadas para a sede do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar. Lá, as vacinas serão conferidas, antes de serem distribuídas.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, onde a vacinação da 1ª dose está suspensa suspensa, quando as doses estiverem em mãos da administração municipal, será divulgada a estratégia da retomada da imunização.
A subsecretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, as doses serão distribuídas para os Núcleos Regionais de Saúde, que faz o envio para os municípios. “É uma quantidade que esperávamos mais. Ela veio em torno de 30% do que foi estimado pelo próprio Ministério da Saúde”, falou.
A previsão é que outro avião com 79, 2 mil doses da vacina CoronaVac chegue ao aeroporto de Salvador, às 21h20 desta quarta.
Segundo nota técnica divulgada pelo governo federal, a prioridade na vacinação, com a chegada dessas doses, são de trabalhadores da Saúde, idosos e população indígena.
Fonte G1/Bahia