O prazo de declaração foi prorrogado em virtude de questões climáticas que dificultaram o deslocamento dos produtores até a Adab
Os criadores de bovinos e bubalinos em toda a Bahia têm até sexta-feira (30) para declarar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O prazo de declaração foi prorrogado devido a questões climáticas que dificultaram o deslocamento dos produtores até a Adab.
Aqueles que não realizarem a declaração da vacinação terão suas propriedades interditadas e não poderão obter a Guia de Trânsito Animal (GTA) para mover seus animais. Além disso, estão previstas notificações e multas conforme estabelecido por lei. A Adab possui mais de 390 escritórios em todo o estado para atender aos criadores em suas mais de 400 mil propriedades rurais cadastradas. Estima-se que o rebanho na Bahia seja de aproximadamente 13 milhões de cabeças, sendo que mais de 90% já foram vacinados e declarados no Sistema de Defesa da Adab.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Roberto Renato Pinheiro da Silva explica a importância de realizar a vacinação no rebanho.
“O aparecimento de febre aftosa em um rebanho é extremamente prejudicial à economia do produtor, à economia local e, sem dúvida alguma, à economia nacional. Então é extremamente importante que o produtor realize a vacinação de acordo com os calendários de vacinação porque com o rebanho imunizado, dificilmente nós teremos a doença em nosso plantel”, explicou.
A Agência ressalta a importância da declaração da vacinação e da geolocalização das propriedades para manter os rebanhos livres da febre aftosa. Esses requisitos são exigidos pelo Ministério da Agricultura e por organismos internacionais para garantir a segurança da defesa agropecuária do estado e a saúde dos animais.
Fonte: Brasil 61