O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou, nesta quinta-feira (13), que a Bahia deve receber um total de 566.750 vacinas contra o coronavírus nesta sexta-feira (14). Segundo a previsão, serão 438.750 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca e 128.000 de CoronaVac.
Em relação a remessa da CoronaVac, 60 a 70 mil doses devem ficar retidas em Salvador. A informação foi adiantada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva de imprensa, na última terça-feira (11). Segundo ele, a quantidade será suficiente para acabar com a crise da segunda dose do imunizante envasado pelo Instituto Butantan.
Por conta de uma orientação errada do Ministério da Saúde, a administração da capital baiana utilizou todas as doses da CoronaVac em primeiras aplicações, esperando receber um novo lote de vacinas, suficiente para dar continuidade à aplicação das segundas doses. Porém devido a um impasse no recebimento do IFA pelo Butantan, necessário para a produção das vacinas, a cidade ficou 18 dias sem receber nenhuma dose do imunizante.
A vacinação das segundas doses com a CoronaVac chegou a ser suspensa em Salvador e outras oito capitais brasileiras. Após receber uma nova remessa com apenas 9% da quantidade suficiente, a aplicação do reforço retornou apenas com agendamento prévio no site Hora Marcada. Nesta quarta-feira (12), as 3 mil fichas disponíveis acabaram e novos agendamentos só poderão ser feitos a partir da chegada de mais vacinas CoronaVac.
Fonte Metro1