Necessidade, filosofia, oportunidade ou acaso? Jogadores revelados nas divisões de base são lançados nessas circunstâncias de forma recorrente. Um levantamento feito pelo site Footstats fez um ranking dos times que mais usaram a base na Série A 2018. A dupla Ba-Vi aparece em polos opostos.
Como critério, foram considerados jogadores até 26 anos e com alguma passagem nas categorias inferiores do clube. Os times foram ordenados pela quantidade de minutos que atletas com este perfil jogaram o Brasileirão.
O Santos mantém seu DNA e lidera o ranking. Foram 15 “meninos da Vila” utilizados em 13.944 minutos. O São Paulo usou 16, um a mais, só que por 5.499 minutos. Por isso está no 12º lugar na lista.
Bahia e Vitória estão posicionados em extremos diferentes. O rubro-negro é o terceiro colocado, atrás do Santos e do Botafogo. Foram 14 jogadores utilizados no Leão por 10.915 minutos.
O recordista foi Ramon, em campo por 2.255 num total de 28 partidas. O zagueiro de 23 anos chegou à Toca para a categoria sub-20, em 2014.
Outro caso é o do goleiro João Gabriel, 26 anos. Contratado do Cianorte-PR em julho, ele passou pela base do Leão e por isso se enquadra no perfil do levantamento, embora tenha se profissionalizado pelo Volta Redonda-RJ.
Depois de Ramon, Ronaldo, Lucas Ribeiro, Léo Gomes e Léo Ceará foram os que tiveram mais tempo de jogo. Na sequência: Cedric, José Welison, João Gabriel, Caíque, Bruno Bispo, Luan, Mateus Rodrigues, Eron e Nickson.
Em relação a 2017, são quatro atletas a mais e uma minutagem superior: 10.915 x 8.011 minutos. E mais jogadores terminaram a temporada como titular: Lucas Ribeiro, Léo Gomes e Léo Ceará, além de João Gabriel, contra David e Ramon em 2017.
O tricolor é o 18º, com seis jogadores da base que ficaram em campo por 2.774 minutos; à frente somente do Palmeiras (19º), atual campeão brasileiro, e da Chapecoense. Quem mais jogou foi Ramires, 1.227 minutos distribuídos em 15 partidas. Geovane Itinga atuou só dois minutos no empate por 3×3 com o Botafogo na Fonte Nova.
Além deles, Rodrigo Becão, Marco Antônio, Everson e Júnior Brumado também entraram em campo. Destes, só Marco Antônio nunca havia disputado um jogo de Série A. O que efetivamente mostra que além dele o Bahia só “lançou” este ano Ramires e Geovane Itinga no Brasileirão.
Em 2017, foram nove atletas neste perfil, sendo oito debutantes na Série A: Jean, Juninho Capixaba, Eder, João Paulo, Everson, Júnior Brumado, Douglas e Yuri. O outro foi Feijão, que havia jogado na edição de 2013.
Este ano só Ramires terminou o ano como titular, e no ano passado foram dois: Jean e Juninho Capixaba.