Fora de casa, o Bahia conseguiu um bom resultado contra o Grêmio, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (10). O Tricolor saiu atrás no placar, mas buscou o empate de 1 a 1 com o time gaúcho.
Everton Cebolinha, de pênalti, abriu o marcador para o time de Renato Gaúcho. Gilberto, de cabeça, deixou tudo igual.
Com o resultado, a decisão da vaga nas semifinais ficou para a próxima quarta-feira (17), na Arena Fonte Nova. Quem vencer avança para a próxima fase. Um novo empate leva à disputa de pênaltis.
Antes, o Esquadrão volta à Série A do Brasileirão e recebe o Santos, no sábado (13), em Pituaçu.
PRIMEIRO-TEMPO
O Bahia começou o jogo priorizando a marcação forte e tentando aproveitar contra-ataques. Mas, aos 22 minutos, o Tricolor sofreu um baixa.
Após choque com Everton Cebolinha, Nino ficou caído no gramado e precisou ser substituído. Flávio entrou no seu lugar.
O primeiro lance de perigo do time baiano veio acontecer aos 29 minutos. Élber tocou na entrada da área para Ramires, que chutou de primeira e mandou a bola perto do gol.
O Grêmio respondeu três minutos depois. Cebolinha arriscou de fora da área e tirou tinta da a trave de Douglas.
Aos 32, foi a vez de Jean Pyerre arriscar o chute, desta vez entrada da área. A bola explodiu na trave.
O Tricolor gaúcho passou a pressionar e chegou com perigo mais uma vez, aos 37. André cabeceou bola na pequena área e Douglas fez grande defesa com o pé.
Mas, o goleiro do Esquadrão não conseguiu parar Cebolinha aos 45. O atacante recebeu bola em profundidade, invadiu a área, driblou o arqueiro e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. O próprio Cebolinha foi para a cobrança, deslocou Douglas e abriu o placar.
SEGUNDO-TEMPO
O Bahia voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu o empate logo aos três minutos. Após cobrança de escanteio, a bola atravessou a área e parou em Gilberto, que desviou de cabeça sozinho, no segundo pau, e mandou nas redes.
Já o Grêmio só chegou com perigo aos 22 minutos. Cebolinha arriscou chute de fora da área e mandou muito perto do gol.
Três minutos depois, foi a vez de Luan chutar de fora. O atacante também mandou perto do gol de Douglas.
Aos 27 minutos, Roger Machado promoveu a estreia de outro reforço. Alejandro Guerra entrou no lugar de Ramires.
Aos 33 minutos, o time baiano que virou. Em contra-ataque, Artur recebeu bola na direita, invadiu a área, cortou o marcador e chutou no canto. Paulo Victor se esticou e fez boa defesa para evitar.
Aos 40 minutos, os donos da casa ficaram com um homem a menos. Vizeu recebeu falta de Lucas Fonseca, lesionou o joelho e deixou o campo chorando.
Mas, o Esquadrão não conseguiu aproveitar os últimos minutos em superioridade numérica. Na última chance da partida, Artur passou por Kannemann na área, ficou cara a cara com Paulo Victor, mas tentou por cobertura e desperdiçou.
Grêmio 1 x 1 Bahia
Copa do Brasil – Quartas de final (Jogo de ida)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e Horário: 10/07/2019, às 19h15
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ). AVAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
Cartões amarelos: Moisés, Lucas Fonseca (BAH); Matheus Henrique, Leonardo (GRE)
Gols: Cebolinha (GRE); Gilberto (BAH)
Grêmio
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Pepê), Jean Pyerre (Luan) e Éverton; André (Felipe Vizeu). Técnico: Renato Gaúcho.
Bahia
Douglas; Nino (Flávio), Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Elton e Ramires (Guerra); Élber, Artur e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Fonte: Galáticos