Golaço de Erick Pulga garante triunfo por 1 a 0 em Montevidéu, colocando o Tricolor na liderança do Grupo F
O Bahia escreveu um novo capítulo em sua história na Libertadores na noite desta quarta-feira (9), no estádio Parque Central, em Montevidéu. Com uma atuação segura e um gol espetacular de Erick Pulga, o Tricolor venceu o Nacional por 1 a 0, conquistando sua primeira vitória na fase de grupos e, de quebra, o primeiro triunfo em solo estrangeiro na história da competição continental.
Os primeiros 45 minutos foram de muita disputa e poucas emoções. O Bahia se defendeu bem dos cruzamentos do Nacional e controlou a posse de bola, mas encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas, dependendo de lances individuais de Erick Pulga. A primeira chance clara surgiu apenas aos 36 minutos, em uma cobrança de falta perigosa do Nacional que passou perto da meta de Mejía. Nos minutos finais, Cauly driblou a marcação e ficou cara a cara com o gol, mas o goleiro uruguaio conseguiu afastar a bola.
Na segunda etapa, o Bahia voltou com mais ímpeto ofensivo e logo aos três minutos Jean Lucas arriscou um chute para fora. O Nacional respondeu com perigo em uma finalização de fora da área e em um chute de Vargas defendido em dois tempos por Ronaldo. Aos 11 minutos, Jean Lucas recebeu um cruzamento na área, mas foi travado pela defesa adversária. Aos 19 minutos, a magia aconteceu: após um corta-luz de Jean Lucas, Erick Pulga acertou um golaço, um chute colocado que venceu o goleiro e garantiu a vantagem histórica para o Tricolor. A partir daí, o time de Rogério Ceni soube controlar o jogo e segurar o importante resultado.
Contratado no início do ano, Erick Pulga se confirmou como o nome do jogo. O camisa 16 foi a principal válvula de escape do Bahia e coroou sua atuação com um gol decisivo. Com este, o atacante chega a seis gols na temporada, mostrando ser um investimento certeiro para o Tricolor. A vitória coloca o Bahia, de forma provisória, na liderança do Grupo F da Libertadores, com quatro pontos em duas rodadas. O Nacional, por outro lado, ainda não somou pontos e ocupa a lanterna do grupo. Agora, o Bahia volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Mirassol no próximo domingo, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Nacional (URU) 0x1 Bahia
Libertadores – 2ª rodada Grupo F
Local: Parque Central, em Montevidéu (URU)
Data: 09/04/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h no horário de Brasília
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade e Facundo Rodriguez (ambos da ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartão amarelo: Ancheta, Yonatan Rodríguez, Calione (Nacional) / Jean Lucas, Erick (Bahia)
Gol: Erick Pulga (Bahia)
Nacional: Luis Mejía; Paolo Calione, Sebastián Coates e Julián Millán; Emiliano Ancheta, Christian Oliva (Pereyra), Luciano Boggio (Yonatan Rodríguez), Otero (Recoba) e Gabriel Báez (Villalba); Vargas (Nico López) e Diego Herazo. Técnico: Pablo Peirano.
Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Kanu e Luciano Juba; Erick, Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Caio Alexandre); Cauly (Kayky), Erick Pulga (Ademir) e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações do G1