Estado se destaca com o maior crescimento relativo da região, impulsionado pelo setor de serviços
A Bahia se destacou no cenário nacional de geração de empregos em fevereiro de 2025, com a criação de 20.132 novas vagas com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado, que representa a diferença entre 99.593 admissões e 79.461 desligamentos, é quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.
Com esse desempenho, a Bahia alcançou o oitavo maior saldo do país e o primeiro do Nordeste, superando estados como Pernambuco. O crescimento relativo de 0,94% no número de vínculos celetistas ativos também superou a média nacional e a da região Nordeste.
O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos no estado, com a criação de 11.473 novas vagas. Outros setores que também contribuíram para o resultado positivo foram comércio, agricultura, indústria e construção.
A especialista em produção de informações econômicas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Lucigleide Nascimento, destacou o bom desempenho do estado e o impacto positivo na economia local. “A geração de postos com registro em carteira em fevereiro de 2025 na Bahia pode ser encarada como uma boa notícia, pois foi quase o dobro da geração do mesmo mês do ano anterior”, afirmou.
Para mais informações sobre o mercado de trabalho na Bahia, acesse a série histórica do CAGED no painel do InfoVis Bahia (https://infovis.sei.ba.gov.br/).
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Ascom/SEI