O gol do triunfo foi marcado por David Duarte, de cabeça.
O Bahia terá uma pequena vantagem na partida de volta da semifinal do Campeonato Baiano. Neste sábado, jogando no estádio Waldomiro Borges, o Tricolor venceu o Jequié por 1 a 0 e deu o primeiro passo rumo à grande final do Baianão. O gol do triunfo foi marcado por David Duarte, de cabeça.
Mesmo com reservas, a equipe comandada pelo treinador Rogério Ceni conseguiu controlar a partida durante a segunda etapa e aproveitar a bola parada para abrir o placar e marcar o único gol do confronto. Com o resultado, o Esquadrão de Aço terá a vantagem de um gol, além de poder contar com a sua torcida, na Arena Fonte Nova, no próximo sábado (16), às 16h.
O Bahia entra em campo na próxima terça-feira (12), às 21h30, contra o Caxias-RS, pela 2ª fase da Copa do Brasil.
O JOGO
O primeiro tempo foi equilibrado, mas o Jequié conseguiu executar melhor sua estratégia de jogo e levar mais perigo ao gol do Bahia. Aos 8 minutos, Capa aproveita falha na defesa adversária e sai cara-cara com Adriel, mas o chute sai em cima do goleiro.
Aos 16 minutos, o goleiro tricolor teve que entrar em ação mais uma vez para evitar o primeiro gol da partida. Alex parte no corredor esquerdo aproveitando a linha alta do Bahia, fazendo o Jequié ter mais uma chance cara a cara com Adriel, mas o camisa 23 faz uma boa defesa.
Em mais um lançamento aproventando fragilidade defensiva do lado direito do Bahia, João Grilo tem uma oportunidade e arrisca de fora da área, mas manda por cima.
Aos 22 minutos, o Bahia tem a primeira boa chance para marcar. Cicinho acha bom passe para Ratão, que na entrada da área, corta bem a defesa e finaliza, mas chute sai muito fraco, facilitando a defesa do goleiro.
Na maior chance do Bahia na partida, Luciano Juba recebe uma bola alta dentro da área e consegue ajeitar a batida e cortar a defesa, mas Séegio Baiano, em cima da linha, evita o gol do Bahia.
No segundo tempo, o Bahia teve o controle do jogo, ficou com a bola e quase não sofreu, mas não conseguiu levar muito perigo ao gol do goleiro. Na primeira chance de gol na volta do intervalo, Everaldo, que substituiu Estupiñan, recebeu de fora da área manda uma bomba, mas Marcos segura firme.
Na reta final da partida, o Bahia começou a levar perigo. Aos 42 minutos, Ademir recebeu em condições dentro da área e finalizou, mas a defesa do Jipão conseguiu afastar para a linha de fundo, gerando um escanteio. Após cruzamento de Luciano Juba, David Duarte subiu mais que a defesa adversária e cabeçeando para o lado direito do goleiro, abrindo o placar. 1 a 0 Bahia!
Após o gol marcado e a vantagem estabelecida, o nervosismo tomou conta do time do Jequié, permitindo o Bahia criar mais oportunidades, mas nenhuma chance de forma conclusiva.
FICHA TÉCNICA
Jequié 0 x 1 Bahia
Campeonato Baiano – Semifinal – 1º jogo
Local: Waldomiro Borges, em Jequié
Data: 09/03/2024 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias
Jequié: Marcos; Elivelton, Jean, Sérgio e Espeto Júnior; Guga (Caetano), Azevedo (Bruno Henrique) e João Grilo (Medina); Kaynan, Alex (Igor Bádio) e Capa (Vágner). Técnico: Gabardo Júnior.
Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho; Rezende (Jean Lucas), Yago Felipe (Caio Alexandre) e Luciano Juba ; Biel (Ademir), Ratão (Thaciano) e Oscar Estupiñan (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Fonte: Galáticos Online