Com o resultado, o Bahia quebrou o tabu de três anos sem vencer o rival.
Em clássico bem movimentado, o Bahia fez prevalecer seu mando de campo e venceu o clássico diante do Vitória, por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Baiano.
O gol da partida foi marcado aos 16 minutos da primeira etapa através de Kayky, que recebeu lançamento preciso de Acevedo, driblou o goleiro Daltro, e empurrou para as redes, alegrando os 46.456 torcedores tricolores presentes.
Com o resultado, o Bahia quebrou o tabu de três anos sem vencer o rival e assumiu a liderança do Estadual, agora com 12 pontos. Á o Vitória segue na oitava colocação, com quatro pontos, ainda ameaçado pelo rebaixamento.
Na próxima rodada, o Tricolor vai até ilhéus para enfrentar o Barcelona, na quarta-feira (1), às 21h30, no Mário Pessoa. Já o Rubro Negro recebe o Jacobinense, no dia seguinte, às 19h30, no Barradão.
O jogo
Empurrado pela torcida, o Bahia começou pressionando o Vitória. Aos 16 minutos, a insistência teve êxito. Acevedo de um passe preciso e achou o jovem Kayky, que driblou Dalton para abrir o placar. Na desvantagem, só restou ao Rubro-Negro, buscar o empate. E quase conseguiu. Com erros de saídas de bola do Tricolor, Rafinha e Tréllez, desperdiçaram boas oportunidades. Já o Bahia acertou a trave, com Resende, e perdeu, pelo menos, três contra ataques.
No segundo tempo foi a vez do Rubro-Negro pressionar. No entanto, o Bahia se manteve equilibrado, apesar de não conseguir ter o mesmo volume de jogo, que proporcionou na etapa inicial. Os treinadores buscaram alternativas, mas o resultado se manteve assim até o final.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Vitória
Campeonato Baiano – 5ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 29/01/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira
Quarto árbitro: Moisés Ferreira Simão
Cartões amarelos: Rezende, Biel, Acevedo, Raul Gustavo (Bahia) / Léo Gomes, Nicolas Dibble, Dankler (Vitória)
Gol: Kayky (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho (Douglas Borel), Kanu, Raul Gustavo e Chávez; Rezende (Diego Rosa), Acevedo e Daniel (Lucas Mugni); Biel, Kayky (Jacaré) e Ricardo Goulart (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.
Vitória: Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga e João Lucas (Railan); Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê (Diego Torres); Osvaldo (Alisson Santos), Santiago Tréllez (Wanderson) e Rafinha (Nicolas Dibble). Técnico: João Burse.
Fonte: Galáticos Online