Quase 20 dias depois da dolorida perda do título da Copa do Nordeste, o Bahia reencontra o seu algoz, o Ceará, neste domingo, em mais um daqueles momentos que mostram que o futebol no Brasil é imprevisível. Vice-campeão do Nordestão, o Tricolor viveu forte pressão, mas está invicto e na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o campeão, o Vozão, ainda não venceu na principal competição nacional e ocupa a penúltima posição.
Desde a perda do título da Copa do Nordeste, o Bahia fez cinco jogos, com três empates e duas vitórias – 60% de aproveitamento. Já o Ceará jogou quatro vezes e só conseguiu um empate – conquistou 8,3% dos pontos disputados.
Nesse período, o Bahia ficou com o título do Campeonato Baiano, que não chegou a diminuir a pressão sobre o trabalho do técnico Roger Machado e da diretoria. Pouco antes disso, após o primeiro jogo da final, torcedores chegaram a pichar muros próximos ao centro de treinamento do clube.
Nesse clima, o Tricolor teve forças para superar o momento ruim e conquistar bons resultados no Campeonato Brasileiro. O time venceu, em casa, Coritiba e Bragantino, e empatou fora contra o São Paulo.
Contudo, no reencontro com o Vozão, o técnico Roger Machado vai fazer pelo menos uma mudança forçada no time titular. Machucado, Douglas dá lugar a Anderson. Nas laterais, após descansar Nino Paraíba e Juninho Capixaba no último jogo, o treinador deve promover o retorno da dupla titular. O provável Bahia para logo mais tem: Anderson, Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Rodriguinho; Rossi, Élber e Gilberto.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ X BAHIA
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 23 de agosto de 2020, domingo
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira (ambos do RJ)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
CEARÁ: Fernando Prass, Samuel Xavier, Thiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Ricardinho, Fernando Sobral e Matheus Gonçalves; Cléber e Lima. Técnico: Guto Ferreira
BAHIA: Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo, Gregore, Rodriguinho, Élber e Rossi; Gilberto. Técnico: Roger Machado
Fonte: G1