Aberta temporada da Black Friday. Procon recomenda pesquisar antes de comprar.
O próximo dia 29 de novembro, uma sexta-feira, marca o dia da Black Friday, uma ação de varejistas dos Estados Unidos que foi importada para o Brasil a partir de 2010.
Desde então, a Black Friday vem crescendo no país. Dados da empresa Compre&Confie, focada no comércio pela internet, calcula que 2019 terá um crescimento de 19% em relação às vendas do ano passado, chegando a mais de 3 bilhões e meio de reais só no comércio eletrônico.
Mas, as ações de marketing e promoções da Black Friday também fazem crescer as denúncias de abusos e muitos, em tom de brincadeira, chamam o período de Black Fraude.
A professora Camila Shinoda precisou recorrer ao juizado especial de pequenas causas para recuperar o dinheiro usado para comprar uma televisão que nunca chegou.
O chefe de gabinete do Procon do Distrito Federal, Vinícius Fonseca, sugere que as pessoas procurem o órgão caso se sintam lesadas.
O especialista em Direito do Consumidor alerta que a principal forma de se proteger é pesquisar muito antes de comprar algo, além de evitar comprar por impulso.
Os consumidores podem procurar os Procons de seu Estado, mas também podem registrar a reclamação nos sites consumidor.gov.br, ligado ao Ministério da Justiça, ou mesmo no site privado reclameaqui.com.br. As empresas, expostas publicamente, acabam correndo atrás para reaver o dano causado ao cliente.
Fonte EBC