O SESI-BA e o Sindivest-Feira de Santana realizam nesta segunda-feira, 27.04, às 15 horas, ação conjunta de prevenção da Covid-19 na indústria de vestuário. Trata-se da Blitz contra a Covid-19, que envolverá mais de 650 funcionários da empresa Conteflex, localizada no bairro do Tomba. As blitze fazem parte do Programa “Juntos Contra a Covid-19”, voltado para empresas associadas aos sindicatos da indústria.
A iniciativa visa apoiar as empresas do segmento a manter suas atividades neste período de pandemia do coronavírus. O objetivo é também ajudar as indústrias no cumprimento das deliberações do Ofício Circular SEI, nº 1088/2020, do Ministério da Economia que orienta uma série de medidas como forma de prevenir/diminuir o contágio da Covid-19 e promover a adoção de medidas protetivas aos trabalhadores.
Durante a blitz, estarão presentes, representando o SESI Bahia, o gerente do SESI Feira de Santana, Luiz Figueiredo, e a coordenadora de Saúde do SESI, Joseane Cedraz, além do presidente do Sindvest Feira, Edison Nogueira.
Com uma equipe multiprofissional, durante a blitz o SESI vai reforçar recomendações sobre a higienização das mãos, o uso dos equipamentos de proteção individual, os cuidados com objetos de uso pessoal e dos espaços de uso coletivo.
Os técnicos também vão orientar sobre redução do contingente de pessoal na empresa, estabelecendo horários alternados de trabalho, flexibilização da jornada, home office e liberação de pessoas do grupo de risco, sempre que possível, conforme as orientações do Ministério.
AÇÕES
Na área de saúde, o SESI realizará a medição da temperatura corporal bem como irá dar orientações sobre a prevenção da Covid-19. Já na área de Segurança e Saúde no Trabalho, a proposta é apoiar as empresas no cumprimento de medidas técnicas, colocando à disposição das empresas equipes especializadas para dar orientações. Além disso, serão distribuídos folders, cartazes e outros materiais informativos.
Em toda a Bahia, o Programa “Juntos Contra a Covid-19”, uma inciativa que beneficia as empresas associadas aos sindicatos, vão atingir uma população de mais de 10 mil trabalhadores das indústrias da construção, vestuário, exploração mineral.
Fonte: Ascom Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB